5 diferenciais do Hugol

O Hospital Estadual de Urgências da Região Noroeste de Goiânia Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), unidade da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES) completa 5 anos desde sua inauguração em julho de 2015 e por isso fizemos um compilado dos cinco principais diferenciais do maior aparelho de saúde do Estado.

Estrutura e serviços
O hospital tem uma estrutura física de 71.165 m² de área construída e foi dotado de equipamentos e tecnologias modernas. Tem como principais diferenciais o Centro de Referência em Assistência a Queimados, ambulatório para atendimento aos egressos, Unidade de Coleta e Transfusão própria, atendimento a trauma pediátrico e urgências urológicas, Serviço de Hemodinâmica e realiza cirurgias cardíacas de alta complexidade.

Gestão e benchmarking
O Hugol se destaca pela alta performance de gestão e melhoria contínua dos processos, com a estruturação de fluxos eficientes para a garantia da qualidade e segurança do paciente e dos profissionais de saúde. A participação no Projeto Excelência Operacional nas Emergências do SUS, do Ministério da Saúde, com consultoria do Hospital Sírio-Libanês, e a implementação da metodologia Lean fizeram com que o Hugol se tornasse benchmarking para as outras unidades de saúde que integraram o projeto.
Neste sentido, o Hugol também é destaque no projeto Melhorando a Segurança do Paciente em Larga Escala no Brasil, promovido pelo PROADI-SUS e composto por 119 UTIs do país. Por fim, a qualidade dos serviços oferecidos pela unidade foi reconhecida pela Organização Nacional de Acreditação – ONA, resultado da recomendação em visita de certificação realizada em dezembro de 2019, e confirmada com a homologação do certificado “Acreditado Pleno”.

Equipe multidisciplinar especializada
O Hugol conta com especialistas de diversas áreas, trabalhando em conjunto e trocando conhecimentos para oferecer um tratamento multidisciplinar ao paciente, aumentando as probabilidades de um diagnóstico mais assertivo e uma recuperação segura. Ele sustenta-se nos pilares da humanização, da qualidade e da excelência nos processos na perspectiva do cuidado integral, sendo o foco das equipes o desfecho favorável, a prevenção dos agravos e o resgate do máximo potencial funcional dos indivíduos.
As categorias profissionais que compõem a equipe multidisciplinar são: médica, enfermagem, fisioterapia, fonoaudiologia, serviço social, terapia ocupacional, biomedicina, buco-maxilo-facial, psicologia, farmácia, nutrição clínica, além das equipes administrativa e de apoio que contribuem para a efetividade da assistência.

Humanização e cuidado centrado na pessoa
Indo além da assistência aos pacientes de média e alta complexidade, o Hugol promove ações e projetos para proporcionar um cuidado humanizado, “aos que cuidam” e “aos que são cuidados”.
Através da Comissão de Humanização, da Equipe Multiprofissional (Fisioterapia, Fonoaudiologia, Psicologia, Serviço Social e Terapia Ocupacional) e com apoio das demais áreas da unidade, essas iniciativas compõem ações de prevenção, conscientização, promoção e educação em saúde; iniciativas de valorização aos profissionais; atividades espirituais e ações humanizadas contínuas.
Dentre algumas ações voltadas aos usuários (“aos que são cuidados”) temos: hora do descanso, que consiste em um momento para proporcionar descanso e melhora do sono, com a redução da claridade e dos ruídos; momento de reflexão, oração e interação entre equipe e pacientes; acolhimento da família, para sanar dúvidas, angústias e medos referentes ao adoecer, à internação e ao tratamento; acesso à tecnologia, por meio de tablets, para facilitar a comunicação com familiares; atividades lúdicas e terapêuticas, visita de voluntários culturais e comemoração de aniversários. Comemorações de datas profissionais, momentos terapêuticos, aniversários e canais interativos são exemplos de ações voltadas “aos que cuidam”.

Responsabilidade social
Por um longo período os hospitais foram vistos apenas como instituições voltadas ao tratamento de traumas e doenças e, apesar de essa ainda ser sua essência primordial de atuação, seu papel tomou nova perspectiva: a promoção da saúde, através da conscientização e da prevenção.
Por isso, o Hugol possui três programas institucionais que possibilitam o exercício da responsabilidade social: o PARE! – Prevenção de Acidentes e Reeducação no Trânsito que é um programa de Prevenção, Conscientização e Educação; o Hugol nas Escolas, com foco em conscientizar os alunos dos colégios estaduais da Região Noroeste sobre prevenção de traumas, primeiros socorros e qualidade de vida; e o Hugol na Comunidade, evento anual realizado para ofertar aos moradores da Região Noroeste de Goiânia atividades de educação em saúde, cidadania, responsabilidade social e entretenimento.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

Contato
AGIR AGIR
Fone: (62) 3995-5406
Av. Olinda com Av. PL3, Qd. H4 Lt 1,2,3 Ed. Lozandes Corporate Design, Torre Business, 20° Andar, Parque Lozandes.
Goiânia - Goiás
CEP: 74884-120
agir@agirgo.org.br
CRER CRER
Fone: (62) 3232-3232 / 3232-3000
Av. Vereador José Monteiro, 1655, St Negrão de Lima.
Goiânia - Goiás
CEP: 74653-230
crer@crer.org.br
HDS HDS
Fone: (62) 3717-0101
GO 403, Km 08, Colônia Santa Marta.
Goiânia - Goiás
CEP: 74735-600
consultas@hds.org.br
HUGOL HUGOL
Fone: (62) 3270-6300
Av. Anhanguera, 14527 - St. Santos Dumont.
Goiânia - Goiás
CEP: 74463-350
hugol@hugol.org.br
HCAMP HCAMP
Fone: (62) 3602-0735
Av. Bela Vista, 2.333 - Parque Acalanto.
Goiânia - Goiás
CEP: 74863-025
seger.hcamp@agirsaude.org.br
HCN HUGOL
Fone: (62) 3270-6300
Galdino Moreira de Souza, nº 1230
Residencial Jardim Eldorado
Uruaçu - Goiás
CEP: 76400 - 000
hcn@hcn.org.br

Sigam nossas redes sociais

Fechar Menu