Agir 2022: gestores do corporativo e unidades apresentam resultados de 2021 e perspectivas para 2022

O espaço do Senac no Hub do Cerrado foi palco do encontro “Agir 2022”, que apresentou os resultados da Agir e das unidades geridas durante o ano de 2021 e as perspectivas para 2022.

O evento teve início com a fala dos superintendentes da Agir, Dr. Sérgio Daher (Relações Institucionais), Lucas Paula da Silva (Executivo), Claudemiro Euzébio Dourado (Administrativo e Financeiro) e Dante Garcia de Paula (Gestão e Planejamento).

Dr. Sérgio destacou que se sente engrandecido por participar de um projeto como esse da Agir, abordando ainda a evolução da instituição ao longo de seus quase 20 anos de atuação e externando seus agradecimentos a todos que fazem parte da Agir. “É muito bom chegarmos ao fim do ano e fazermos essa reflexão dos resultados, das entregas e dos desafios que tivemos ao longo desse período. Fizemos muita coisa em 2021 e precisamos fazer ainda mais em 2022”, frisa.

O Superintendente Executivo, Lucas Paula da Silva, aproveitou a oportunidade para agradecer a todos os profissionais que fazem parte da estrutura, externando sua gratidão aos representantes das diretorias das unidades de saúde. “Nós tivemos um ano desafiador, mas nesse momento podemos dizer que superamos todas as adversidades e não deixamos de fazer nossas entregas. Nós conseguimos sair maiores do que éramos em janeiro deste ano. Isso nos traz uma expectativa muito grande e temos a certeza de que teremos um 2022 de muita produtividade e realizações”, afirma.

“O que nos motiva a continuar caminhando é a certeza de que estamos fazendo a diferença em um mundo que carece de pessoas e instituições que promovam o bem”, reforça Lucas.

Em seguida, o gestor da Superintendência Administrativa Financeira, Claudemiro Euzébio, destacou que foi um ano de dificuldades por conta da pandemia, mas reforçou que isso não impediu a entrega de resultados expressivos.

O Superintendente de Gestão e Planejamento, Dante Garcia de Paula, pontuou que a Agir é o reflexo das pessoas que fazem parte dela. “A Agir é um projeto de vida, de vocação e é por isso que buscamos pessoas que se inspiram e inspiram os demais, focando sempre na qualidade de atendimento para os usuários”, diz.  Dante destaca ainda que a Agir é o exemplo claro de que é possível fazer saúde pública com qualidade e excelência. “Nossa vocação é solucionar problemas e estamos trabalhando com foco nisso”, finaliza. 

Logo no início do evento, o professor e Dr. Carlos André, membro do Conselho de Administração da Agir, apresentou um talk com o tema “Você realmente se comunica bem?”. Em sua fala ele destacou a transformação promovida pela Agir no âmbito da saúde. Em sua apresentação ele abordou aspectos relacionados à comunicação, performance e desenvolvimento em termos de processos de comunicação.

No início da tarde, Dr. Raimundo Nonato falou sobre liderança digital, uma vez que estamos na sociedade do conhecimento. Fez-se explanação da necessidade de alinhamento das tendências de mercado com a realidade da Agir e o futuro da área da saúde. “Precisamos nos preparar para as mudanças e aprendermos a nos adaptarmos a esse para esse processo do futuro digital”, finaliza.

O encontro contou ainda com a apresentação de cases da Clínica Teia, HDS, Crer, Hugol e HCamp, em que profissionais dessas unidades apresentaram situações desafiadoras em que obtiveram êxito.

Os superintendentes da Agir finalizaram o evento agradecendo a participação de todos os presentes, bem como a toda a equipe da Agir, reforçando que o empenho de cada um foi fator fundamental para o alcance dos resultados e para o cumprimento do propósito da Agir. E, ao final do evento, os participantes foram convidados a escreverem um desejo institucional para 2022. Os desejos foram colocados, posteriormente, em uma cápsula do tempo.

Apresentações de resultados das estruturas ligadas à Superintendência Executiva

A representante da equipe da Assessoria Jurídica, Shaiany Fortunato, apresentou a quantidade de contratos celebrados, as mudanças na estrutura e detalhou a atuação do setor durante o ano de 2021.

A assessora de comunicação e marketing, Anna Luiza Rucas, fez a entrega simbólica do Minimanual do Respeito e da Diversidade no ambiente de trabalho, como encerramento das ações da campanha Respeito Gera Respeito. E destacou o envolvimento da ASCOM nos projetos e ações desenvolvidas pela Agir. “A comunicação está lado a lado com a estratégia da Agir e em 2022 teremos ainda o lançamento da Campanha Valores para Excelência”, pontua.

J. Antônio Cirino, chefe do Núcleo de Compliance e Qualidade, fez uma breve contextualização sobre a importância do setor para a conformidade com a legislação e normas internas. Ele apresentou uma linha do tempo com todas as ações realizadas no ano de 2021, citando ainda o Código de Conduta Ética, o Programa e o canal de Integridade. Foi feita também a apresentação da programação para o ano de 2022.

A diretora de Ensino e Pesquisa, Helca Nascimento, abordou a atuação do setor que contou com o apoio de todas as unidades geridas. Foram realizados ao longo do ano cursos livres e de aperfeiçoamento, bem como consultorias. Helca falou ainda sobre a 2ª Jornada Científica Integrativa da Agir e as parcerias estabelecidas na área de ensino e pesquisa, como os programas de mestrado. E, informou as projeções para 2022, como a disponibilização de cursos de pós-graduação e aplicação da quantidade de vagas para aperfeiçoamento profissional.

Apresentações de resultados das estruturas ligadas à Superintendência de Gestão e Planejamento

O gerente corporativo de planejamento, André Alves, expôs diversos assuntos, como os aprendizados obtidos durante o ano, os investimentos para o aprimoramento dos processos de comunicação no setor e detalhou a forma de monitoramento de indicadores de contrato de gestão e a nova metodologia da transparência. Para 2022, André pontuou que todas as iniciativas visam maior alinhamento do setor com o planejamento estratégico.

Apresentando as ações no âmbito da gestão de pessoas e recursos humanos, a gerente do departamento Ana Karolina Barros enfatizou que o trabalho é focado na valorização das pessoas, citando o Projeto de Gestão Por Competência, alinhamento com as equipes de RH das unidades e oficinas de feedback. Ela apontou que Partindo da Pesquisa de Clima foram estruturados diversos planos de ações e ressaltou a importância do Projeto Agir 5.0, focado no modelo de teletrabalho e na qualidade de vida dos profissionais. “O projeto evidencia que a performance e a produtividade independem do local que o colaborador esteja”, pondera.

Vitor Peixoto, gerente de projetos e inovação, começou abordando as entregas do setor, a exemplo do Boletim Eletrônico do Paciente, e-Sina, Plim 2.0, e-Juris, Portal do Fornecedor, Portal de Compras Agir. Vitor explicou que no ano de 2021 foram construídos mais de 250 indicadores com dados qualificados que possibilitam melhor acompanhamento da realidade da Agir. “O grande passo para 2022 é começarmos a utilizar esses indicadores de forma estratégica” assegura.

O gerente Corporativo Assistencial, Eduardo Sardinha, falou sobre o projeto ‘Acolhimento com Excelência’, a sistematização do Sistema de Atendimento Domiciliar e sobre a proposta de estruturação de uma comissão corporativa voltada à segurança do paciente.

Apresentações de resultados das estruturas ligadas à Superintendência Administrativa e Financeira

De forma on-line, o gerente corporativo de Tecnologia da Informação, Kelvin Cantarelli, fez uma prestação de contas, em que ressalta a reestruturação do Comitê de Segurança da Informação, visando a conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) e a entrega de diversos sistemas em parceria com a Gerência de Projetos e Inovação. Para o ano que se aproxima, Kelvin frisou que a expectativa é que sejam entregues vários sistemas que já estão sendo estruturados, a plataforma de agenda fácil e a ampliação do Portal Agir.

O gestor de suprimentos, Armando Zalafão, expôs os desafios enfrentados pelo setor para a abertura do HCN, a escassez de insumos hospitalares e a abertura do Hospital Criança e do Adolescente. Entre as conquistas estão o lançamento do Portal de Compras da Agir, redução do índice de retrabalho e aumento da capacidade reprodutiva. “A equipe de GSUP trabalha continuamente para que todos os setores da Agir consigam exercer suas atividades e, juntos, ofertarem a melhor entrega para os pacientes”, atesta.

Thiago Teixeira, gerente de infraestrutura, explicou a expansão da equipe e ratificou que o setor funciona de forma estratégica e é fundamental para o funcionamento adequado de todos os outros que fazem parte da Agir. Entre as principais entregas para 2022 está as ações em prol da eficiência energética.

Jorge Nunes, gerente contábil, destacou o processo de centralização das equipes de contabilidade e financeiro no corporativo da Agir, o que possibilitou melhoria significativa na dinâmica do trabalho. Durante este ano ocorreram a automação dos lançamentos contábeis, o treinamento interno para capacitação da equipe e os encontros do momento contábil com as unidades.

Finalizando as apresentações sobre os setores da Agir, o gerente financeiro, Rafael Moreira, discorreu sobre o desmembramento do setor, que antes era integrado à Gerência Contábil. Ele destaca que os principais objetivos para 2022 são: contribuir para a programação orçamentária e dos recursos financeiros, auxiliar para a maior rentabilidade institucional, fortalecer o accountability e aprimorar os processos de comunicação entre os profissionais que fazem parte da equipe.

Apresentações de resultados das unidades geridas

Representando o HCamp/Hospital da Criança e do Adolescente, a diretora geral, Mônica Ribeiro e a diretora administrativa financeira, Fabiana Lopes destacaram o projeto Farol das Cores, o uso da metodologia Lean na linha do cuidado e que durante o ano foram realizadas mais de 170 ações e 10 pesquisas científicas. Dra. Mônica explicou que o Hospital da Criança e do Adolescente terá um serviço de emergência funcionando 24h por dia e ambulatório com várias especialidades médicas pediátricas, sendo estimados cerca de 36 mil atendimentos por ano.

Paulo César Alves, diretor administrativo financeiro do Crer, apontou ações relacionadas a humanização e acolhimento, entre elas projeto Valor Para Excelência. A manutenção das certificações ISO e ONA foram outros aspectos ressaltados, que reforçam a importância do fortalecimento da cultura da qualidade. O diretor enfatizou ainda que os resultados foram bastante expressivos e que em 2021 a unidade alcançou um índice de satisfação de pacientes de 95,7%.

Lívia Evangelista, responsável pela diretoria geral e técnica do HDS, falou sobre a implantação dos serviços ofertados pela unidade. A diretora afirmou que para 2022 a expectativa é de crescimento, aperfeiçoamento e melhorias estruturais. Outro objetivo é estruturar parceiras com programas de residências que já existem na área de geriatria.

Whashington Bernardes, representando a diretoria do Hugol, destacou os projetos Acolher Mais, Reconectar e Lean nas Emergências e os protocolos voltados para a garantia da qualidade dos atendimentos. A expectativa é que em 2022 a unidade continue evoluindo de forma significativa, fortalecendo a segurança do paciente, a eficiência do centro cirúrgico e as ações relacionadas a sustentabilidade.

Dr. Eliezer Rangel, diretor geral da Clínica Teia, expressou a sua gratidão em fazer parte do projeto focado no atendimento de pessoas autistas. “Esperamos realizar 3.360 atendimentos por mês no ano de 2022”, afirma.

Dra. Anamaria Arruda, representante do HCN, agradeceu a oportunidade de ter feito da história da unidade e externou o seu reconhecimento a todos os profissionais que se dedicaram a cuidar de vidas. “Foi um momento desafiador e intenso, enfrentamos escassez de mão de obra e de insumos e, mesmo assim conseguimos abrir a unidade em apenas três semanas para auxiliar na linha de frente a pandemia”, relata.

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