A auditoria interna como estratégia para compliance e a melhoria contínua

O The Institute of Internal Auditors (IIA), instituição de referência internacional sobre o tema, conceitua a auditoria interna como “uma atividade […] projetada para agregar valor e melhorar as operações de uma organização. Ela ajuda uma organização a cumprir seus objetivos, trazendo uma abordagem sistemática e disciplinada para avaliar e melhorar a eficácia dos processos de gerenciamento de riscos, controle e governança.”

Comumente ser auditado, em algumas organizações, pode ser sinônimo de aflição, agonia e até de angústia. O medo de uma avaliação do “outro”, limitador natural humano, pode transformar significativamente qualquer experiência, e na auditoria interna não é diferente. Mas então, de que forma obter bons resultados diante de tantos riscos envolvidos?

Uma cultura de aprendizado é a chave! Proporcionar um ambiente que estimule a capacidade de refletir e identificar pontos fortes e falhas nos processos é fundamental.  Aliás, a auditoria interna não é um fim em si, a prática de olhar profundamente para dentro do processo, e compreender como e porque faço o que faço todos os dias na rotina de trabalho, a torna um instrumento de autoconhecimento.

“Todos ensinam, todos aprendem!” O autodiagnóstico das oportunidades de melhoria pelo auditado, contribui para o engajamento necessário à execução das oportunidades de melhoria, e este que apenas reagia às interrogações do auditor, e executava algo recomendado, a partir daí, torna-se o ator principal da mudança de seu processo, a partir de suas próprias descobertas.

Vislumbrar qual caminho trilhar a partir dessa terapia de autoconhecimento, é um dos conceitos fundamentais da Ciência da Melhoria, metodologia de referência mundial do Institute for Healthcare Improvement (IHI), que visa avançar e sustentar resultados e cuidados de saúde em todo o mundo. Ter uma meta estipulada, a partir de um objetivo claro, é um dos primeiros passos para alcançar uma melhoria. Esta clareza não é obtida por achismos ou qualquer tipo de adivinhação, e sim por dados e informações confiáveis, neste caso, fruto das constatações e lições aprendidas na auditoria interna.

Uma vez que a auditoria interna, nesta vertente, move positivamente e é mecanismo para as tomadas de decisão das equipes, faz-se necessário refletir nela enquanto processo educativo. Visto que, “a qualidade começa pela educação e acaba na educação. Uma empresa que progride em qualidade é uma empresa que aprende, que aprende a aprender.” (K. Ishikawa)

Logo, repensar e provocar mudanças nos métodos e sistematização da auditoria interna, de modo a provocar aprendizados, pode ser essencial no fortalecimento e busca de melhor performance nas organizações. A auditoria interna, como meio de conformidade e efetividade, é diferencial para a integração das partes interessadas envolvidas, aglutinando-as de modo organizado ao mesmo propósito sistêmico, essencial para a sustentação das estratégias traçadas, e para o cuidado seguro das milhares de vidas atendidas nas instituições de saúde.

Compartilhe:
Contato
AGIR AGIR
Fone: (62) 3995-5406
Av. Olinda com Av. PL3, Qd. H4 Lt 1,2,3 Ed. Lozandes Corporate Design, Torre Business, 20° Andar, Parque Lozandes.
Goiânia - Goiás
CEP: 74884-120
agir@agirgo.org.br
CRER CRER
Fone: (62) 3232-3232 / 3232-3000
Av. Vereador José Monteiro, 1655, St Negrão de Lima.
Goiânia - Goiás
CEP: 74653-230
crer@crer.org.br
HDS HDS
Fone: (62) 3717-0101
GO 403, Km 08, Colônia Santa Marta.
Goiânia - Goiás
CEP: 74735-600
consultas@hds.org.br
HUGOL HUGOL
Fone: (62) 3270-6300
Av. Anhanguera, 14527 - St. Santos Dumont.
Goiânia - Goiás
CEP: 74463-350
hugol@hugol.org.br
HCAMP HCAMP
Fone: (62) 3602-0735
Av. Bela Vista, 2.333 - Parque Acalanto.
Goiânia - Goiás
CEP: 74863-025
seger.hcamp@agirsaude.org.br
HCN HUGOL
Fone: (62) 3270-6300
Galdino Moreira de Souza, nº 1230
Residencial Jardim Eldorado
Uruaçu - Goiás
CEP: 76400 - 000
hcn@hcn.org.br

Sigam nossas redes sociais

Fechar Menu