Conhecimento, Habilidade e Atitude: os benefícios da gestão por competências

A gestão por competência é uma metodologia utilizada para gerenciar e desenvolver as habilidades técnicas e comportamentais dos profissionais. Além de impacto na performance individual, esse modelo de gestão tem grande impacto coletivo, colaborando para reduzir a diferença entre as expectativas da organização e o que cada profissional pode oferecer.

É preciso entender, portanto, que a competência é um conjunto de três fatores essenciais: Conhecimento, Habilidade e Atitude (Técnica CHA). Tais habilidades se dividem em competências técnicas e comportamentais, sendo que a primeira diz respeito ao conhecimento teórico e prático do profissional, como uma graduação e as habilidades como o domínio de alguma ferramenta. As competências comportamentais, por sua vez, estão diretamente relacionadas a atitude do profissional e são extremamente importantes já que elas podem ser decisivas para o bom desempenho das atividades.

Neste sentido, a gestão por competências é a mobilização de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores, visando realizar adequações na estrutura organizacional para que cada um exerça a função em que é mais produtivo. Desta maneira, a instituição consegue melhorar suas entregas e alcançar seus objetivos. Nesse sentindo, a gestão por competência contribui para que os colaboradores alcancem as metas propostas e façam entregas efetivas de acordo com a exigência de seu cargo e alinhadas ao seu propósito e ao propósito da instituição.

A Gestão por Competências é uma metodologia estratégica de Gestão de Pessoas e contribui para os processos de recrutamento e seleção, desenvolvimento profissional, remuneração e retenção de talentos.

A competência está diretamente relacionada ao movimento que existe entre a técnica CHA e a entrega. E, é preciso estabelecer o ciclo virtuoso: planejar, dinamizar, avaliar e desenvolver. E, com essa proposta de melhoria contínua, a Associação de Gestão, Inovação e Resultados em Saúde (Agir), por meio de sua gerência corporativa de recursos humanos tem desenvolvido diversas estratégias baseadas na gestão por competência, com a realização de treinamentos, workshop com gestores e o levantamento das necessidades institucionais.

No Workshop de gestão por competência, realizado no mês de julho deste ano para todas as lideranças da Agir foi perceptível a importância dessa metodologia. O superintendente de gestão e planejamento da Agir, Dante Garcia de Paula, aproveitou para destacar que a organização tem um papel fundamental nesse processo de formação dos profissionais e que todos os talentos precisam estar alinhados aos objetivos estratégicos da Agir.

O coordenador de infraestrutura da Agir, Maurício Ertner de Almeida considera que a gestão por competência é fator essencial para a estruturação adequada dos setores, evitando desvio de funções e garantindo que os cargos sejam ocupados com as qualificações esperadas pela organização.

A coordenadora de controle e monitoramento, Heryka Almeida Guimarães também aproveitou para destacar que foi muito enriquecedor e esclarecedor participar do Workshop sobre Gestão por Competências. “O evento veio de encontro a uma carência que eu tinha de conhecimentos sobre o assunto. Agora, conseguiremos, promover com assertividade a atualização das descrições de cargos do setor. Foi uma oportunidade de adquirir conhecimentos e ferramentas para melhor gerir nossos talentos”, sinaliza.

Em síntese, é importante destacar que a gestão por competências apresenta inúmeros benefícios para a empresa, como maior motivação dos profissionais, menor rotatividade, maior produtividade e melhoria de resultados. Trata-se de um processo que exige a avaliação da situação atual da gestão de pessoas, identificação de aspectos que podem ser melhorados, treinamentos, mensuração de resultados e melhoria contínua. E, por esta razão, a gestão por competência é uma prioridade para organizações que buscam a manutenção da excelência e o aprendizado contínuo.

 

Compartilhe:
Contato
AGIR AGIR
Fone: (62) 3995-5406
Av. Olinda com Av. PL3, Qd. H4 Lt 1,2,3 Ed. Lozandes Corporate Design, Torre Business, 20° Andar, Parque Lozandes.
Goiânia - Goiás
CEP: 74884-120
agir@agirgo.org.br
CRER CRER
Fone: (62) 3232-3232 / 3232-3000
Av. Vereador José Monteiro, 1655, St Negrão de Lima.
Goiânia - Goiás
CEP: 74653-230
crer@crer.org.br
HDS HDS
Fone: (62) 3717-0101
GO 403, Km 08, Colônia Santa Marta.
Goiânia - Goiás
CEP: 74735-600
consultas@hds.org.br
HUGOL HUGOL
Fone: (62) 3270-6300
Av. Anhanguera, 14527 - St. Santos Dumont.
Goiânia - Goiás
CEP: 74463-350
hugol@hugol.org.br
HCAMP HCAMP
Fone: (62) 3602-0735
Av. Bela Vista, 2.333 - Parque Acalanto.
Goiânia - Goiás
CEP: 74863-025
seger.hcamp@agirsaude.org.br
HCN HUGOL
Fone: (62) 3270-6300
Galdino Moreira de Souza, nº 1230
Residencial Jardim Eldorado
Uruaçu - Goiás
CEP: 76400 - 000
hcn@hcn.org.br

Sigam nossas redes sociais

Fechar Menu