Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência: você sabe o que é capacitismo?

Hoje, 21 de setembro é comemorado o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência (PcD). Esse dia foi escolhido por marcar o início da primavera, caracterizada pelo renascimento das plantas carregando um simbolismo de renovação e luta pela vida. É dia de comemorar as conquistas, reafirmar e refletir sobre as políticas e ferramentas para a inclusão, conscientizando a população sobre a importância de se assegurar uma melhor qualidade de vida para as pessoas com deficiência.

A Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência considera PcD aquela pessoa com “…impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas” e estabelece ser crime praticar, induzir ou incitar discriminação de pessoas em razão de sua deficiência, assim como abandonar ou apropriar-se de seus rendimentos.

Apesar de tal lei, ainda há muito a ser feito para que as pessoas com deficiência tenham uma vida com mais autonomia e qualidade. É imperativo quebrar a barreira atitudinal desmanchando preconceitos que, infelizmente, ainda impedem que muitas delas exerçam seu papel na sociedade.

Falando nisso, você sabe o que é capacitismo? 

Em linhas gerais, o capacitismo é o preconceito e a discriminação contra pessoas com deficiência. Pensando em desmanchar padrões de comportamentos capacitistas e não inclusivos, te convido para repensar atitudes no convívio com uma pessoa com deficiência e quero oferecer algumas sugestões:

  1. Prefira o termo mundialmente aceito: “pessoa com deficiência” em vez de “portador de deficiência” ou “portador de necessidades especiais”. Jamais utilize expressões depreciativas. Piadas ofensivas não são engraçadas.
  2. Não intimide ou ignore as pessoas com deficiência. Trate-as com naturalidade e respeite o seu ritmo. Essa interação não deve ser enxergada como “boa ação”. Tratar todos com gentileza e respeito é um dever.
  3. Tente ser inclusivo em todos os aspectos de sua vida. Legendar aquele “story” que você postou com a descrição do áudio é uma maneira simples, mas eficaz, de garantir que mais pessoas consigam entender sua mensagem.
  4. Olhe ao seu redor: com quantas pessoas com deficiência você convive? Quantas você viu na última série/filme que assistiu? A inclusão de pessoas com deficiência deve ser prioridade social.
  5. Não superproteja, infantilize ou subestime as capacidades de uma pessoa com deficiência. Deixe que ela faça ou tente fazer sozinha tudo o que puder. Se achar que ela está com dificuldades, ofereça ajuda e, caso seja aceita, pergunte como deve proceder.

Então é isso, juntos, devemos lutar para que as pessoas com deficiência sejam cada vez mais acolhidas e inseridas na sociedade. Cada um de nós somos responsáveis por pequenas atitudes que, juntas, moldam e mudam o imaginário popular e o modo que a nossa cultura trata as pessoas com deficiência.

Por fim, faço o convite para que você faça a leitura da Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência.

 

Compartilhe:
Contato
AGIR AGIR
Fone: (62) 3995-5406
Av. Olinda com Av. PL3, Qd. H4 Lt 1,2,3 Ed. Lozandes Corporate Design, Torre Business, 20° Andar, Parque Lozandes.
Goiânia - Goiás
CEP: 74884-120
agir@agirgo.org.br
CRER CRER
Fone: (62) 3232-3232 / 3232-3000
Av. Vereador José Monteiro, 1655, St Negrão de Lima.
Goiânia - Goiás
CEP: 74653-230
crer@crer.org.br
HDS HDS
Fone: (62) 3717-0101
GO 403, Km 08, Colônia Santa Marta.
Goiânia - Goiás
CEP: 74735-600
consultas@hds.org.br
HUGOL HUGOL
Fone: (62) 3270-6300
Av. Anhanguera, 14527 - St. Santos Dumont.
Goiânia - Goiás
CEP: 74463-350
secretaria.geral@hugol.org.br
HECAD HCAMP
Fone: (62) 3602-0735
Av. Bela Vista, 2.333 - Parque Acalanto.
Goiânia - Goiás
CEP: 74863-025
CLÍNICA TEIA HUGOL
Fone: (62) 3121-4470
Rua 227 Qd. 66 Lt. 12 Nº 105
Setor Leste Universitário
Goiânia - Goiás
CEP: 74605-080
agir.teia@agirsaude.org.br

Sigam nossas redes sociais

Fechar Menu