Inovação a serviço da saúde pública

Chegamos ao último trimestre de 2020 em um cenário singular de resignificação. O mundo passa por transformações aceleradas, que ressaltam a necessidade premente de adaptação às novas formas de interação e otimização das ferramentas de gestão, com foco na sustentabilidade dos recursos financeiros, materiais, humanos e naturais. Seguindo essa tendência, a Agir está se reinventando ao buscar soluções que contribuem para uma administração cada vez mais íntegra e transparente.

Ao assumir a Superintendência Executiva, em maio de 2019, encontrei uma estrutura sólida, uma filosofia de trabalho pautada em evidências e registros, ou seja, um terreno fértil para a entrada de forma ampliada e definitiva da tecnologia nos processos de trabalho.

Com base nisso, investimos na utilização da ferramenta Interact, que fornece soluções focadas no gerenciamento de projetos, competências, qualidade e análise de resultados. Recentemente, também tivemos o lançamento do PLIM — um sistema que ajuda a garantir maior agilidade e controle na implantação dos novos negócios da Agir.

Abrimos mão dos processos impressos, que foram utilizados durante muitos anos, com a digitalização por meio do sistema e-doc. De acordo com levantamentos realizados, estima-se que, desde a implementação dos processos digitalizados na Agir, cerca de 500 mil páginas deixaram de ser impressas.

Lançamos ainda, o Projeto de Excelência Agir, e-agir, que trabalha com ferramentas e dados baseados em modelos estatísticos, preditivos e prescritivos, que permitem a antecipação de resultados e facilitam a tomada de decisões. Nesta mesma linha, iniciamos recentemente a utilização do sistema GAIO, que se consolida como um importante instrumento de coleta, tratamento e análise de dados. Além de responsivo, ele faz a predição de padrões e perspectivas para auxiliar os processos decisórios.

Essas decisões estratégicas, contribuem significativamente para o desenvolvimento contínuo da Agir, facilitando o acesso e a precisão das informações. E, essa estruturação interna, com o registro documental de todos os processos da organização e das unidades gerenciadas, possibilitou em tempo recorde, e de forma segura, a implementação assertiva do Hospital de Campanha para o Enfrentamento ao Coronavírus – HCamp de Goiânia, que completou seis (6) meses de funcionamento no dia 26 de setembro. Podemos afirmar que graças ao estilo Agir de fazer gestão em saúde, pautado em processos, pessoas, dados e informações precisas, conseguimos vencer todos os desafios e fazer a diferença na saúde pública, priorizando a segurança e as vidas dos pacientes, de forma humanizada.

Mesmo diante do excelente desempenho de todas as unidades gerenciadas pela Agir, sabemos que há uma especulação sobre o modelo do qual fazemos parte, Associações Filantrópicas qualificadas como Organizações Sociais, e infelizmente não são todas as instituições que atuam sob este modelo que buscam o compromisso que a Agir tem com a gestão da coisa pública. Vivemos em um período de grande polarização, no entanto, é necessário que façamos o exercício da razão para discernirmos os diferentes propósitos de cada instituição, não condenando um modelo, que uma vez bem aplicado, tem oportunizado uma grande mudança positiva na prestação de serviços no SUS.

As entregas que temos feito, mesmo diante de tantos impactos causados pela pandemia, reafirmam o nosso compromisso e a responsabilidade com a gestão de recursos. A Agir, assim como outras OS’s idôneas, está comprometida com a assistência dos pacientes que dependem do Sistema Único de Saúde — que comemorou seus 30 anos no mês de setembro.

Temos ciência de que existem e ainda surgirão muitos desafios, mas nos manteremos resilientes, seguindo com o compromisso de fazer o nosso melhor, sempre. É importante frisar que, essa busca pela excelência faz parte da cultura da Agir e esses resultados fazem grande diferença e impactam a vida de milhares de pessoas.

Posso afirmar que, seguimos firmes nessa missão de ser uma instituição inovadora e de referência na área de gestão em saúde.

Compartilhe:
Contato
AGIR AGIR
Fone: (62) 3995-5406
Av. Olinda com Av. PL3, Qd. H4 Lt 1,2,3 Ed. Lozandes Corporate Design, Torre Business, 20° Andar, Parque Lozandes.
Goiânia - Goiás
CEP: 74884-120
agir@agirgo.org.br
CRER CRER
Fone: (62) 3232-3232 / 3232-3000
Av. Vereador José Monteiro, 1655, St Negrão de Lima.
Goiânia - Goiás
CEP: 74653-230
crer@crer.org.br
HDS HDS
Fone: (62) 3201-6400 / 3201-6437
GO 403, Km 08, Colônia Santa Marta.
Goiânia - Goiás
CEP: 74735-600
hds@hds.org.br
HUGOL HUGOL
Fone: (62) 3270-6300
Av. Anhanguera, 14527 - St. Santos Dumont.
Goiânia - Goiás
CEP: 74463-350
hugol@hugol.org.br

Convênios

Sigam nossas redes sociais

Fechar Menu