Inteligência Artificial (IA): ferramenta essencial para o desenvolvimento profissional na área da saúde

Inovações tecnológicas e progresso sócio-econômico são indissociáveis. A tecnologia e inovação já impactam no ecossistema do trabalho e a cada dia, novos profissionais têm sido requisitados. A grande maioria dos executivos afirma que não podem atingir seus objetivos de crescimento sem expandir a Inteligência Artificial (IA), ferramenta essencial em diversas áreas, proporcionando eficiência e aumento da produtividade.

Empresas de todos os setores têm passado pela transformação digital e com o setor da saúde não é diferente. Investindo na IA é possível obter resultados completamente novos e animadores. Rotineiramente, estamos em busca de novos recursos para melhorar os procedimentos e reduzir custos. Muitos hospitais e clínicas estão utilizando vários recursos da IA visando melhorar os diagnósticos e tratamentos de diversas doenças.

A inteligência artificial (IA) é um ramo da Ciência da Computação capaz de elaborar dispositivos que simulam a capacidade humana de raciocinar, tomar decisões e resolver problemas. No setor da saúde, ela pode oferecer benefícios por meio da geração de dados, podendo até mesmo avaliar pacientes e facilitar no diagnóstico de doenças. Além disso, ela ajuda na prevenção, detecção de patologias em estágios iniciais e na identificação dos melhores tratamentos a serem prescritos.

As vantagens da Inteligência Artificial na saúde não estão restritas à assistência aos pacientes. As oportunidades de suas aplicações se estendem aos processos de gestão e operacionais, podendo reduzir custos desnecessários. Graças a esta tecnologia, a necessidade de realizar cirurgias invasivas e arriscadas diminuíram. Hoje é possível realizar diagnósticos mais precisos por meio de softwares que fornecem imagens externas, como na análise do movimento humano e imagens detalhadas dos órgãos internos dos pacientes, como nas cirurgias robóticas. A identificação de problemas médicos é muito mais rápida e assertiva. Além disso, os novos equipamentos possuem a capacidade de identificar condições médicas que passariam despercebidas sem a ajuda da tecnologia.

Com a Inteligência Artificial na saúde, os dados dos pacientes (prontuários eletrônicos) e dos hospitais podem ser armazenados na nuvem, proporcionando maior segurança na guarda e recuperação dos dados. Por meio das soluções tecnológicas certas, é possível realizar um rastreamento para avaliar o histórico familiar das pessoas, determinando a probabilidade que elas têm de adquirirem uma doença. Com isso, as chances de evitar que a enfermidade se desenvolva são muito maiores.

Neste momento de grandes desafios, surgem diferentes formas de atendimentos, que antes eram desconhecidos ou não eram autorizados pelos conselhos profissionais (teleconsultas, televisitas, telemonitoramentos, educação ou consultoria virtual). Os prontuários dos pacientes, anteriormente manuais, eram limitados. Como você pode perceber, a Inteligência Artificial na saúde tem ajudado os profissionais a se tornarem mais eficientes e diversas soluções tecnológicas baseadas nessa tendência já estão presentes nos hospitais, otimizando as rotinas de trabalho. Esta verdadeira transformação digital no setor da saúde tem demandado um contínuo desenvolvimento profissional nesta área de atuação. A qualificação profissional contínua não é para a próxima geração, é para hoje!

Compartilhe:
Contato
AGIR AGIR
Fone: (62) 3995-5406
Av. Olinda com Av. PL3, Qd. H4 Lt 1,2,3 Ed. Lozandes Corporate Design, Torre Business, 20° Andar, Parque Lozandes.
Goiânia - Goiás
CEP: 74884-120
agir@agirgo.org.br
CRER CRER
Fone: (62) 3232-3232 / 3232-3000
Av. Vereador José Monteiro, 1655, St Negrão de Lima.
Goiânia - Goiás
CEP: 74653-230
crer@crer.org.br
HDS HDS
Fone: (62) 3717-0101
GO 403, Km 08, Colônia Santa Marta.
Goiânia - Goiás
CEP: 74735-600
consultas@hds.org.br
HUGOL HUGOL
Fone: (62) 3270-6300
Av. Anhanguera, 14527 - St. Santos Dumont.
Goiânia - Goiás
CEP: 74463-350
hugol@hugol.org.br
HCAMP HCAMP
Fone: (62) 3602-0735
Av. Bela Vista, 2.333 - Parque Acalanto.
Goiânia - Goiás
CEP: 74863-025
seger.hcamp@agirsaude.org.br
HCN HUGOL
Fone: (62) 3270-6300
Galdino Moreira de Souza, nº 1230
Residencial Jardim Eldorado
Uruaçu - Goiás
CEP: 76400 - 000
hcn@hcn.org.br

Sigam nossas redes sociais

Fechar Menu