Yoga como caminho possível para uma vida mais plena e feliz

Yoga é uma palavra sânscrita, originária da raiz “yuj” que significa união. É uma filosofia de vida que teve origem na Índia há mais de 5 mil anos. Ele busca trabalhar corpo e mente, por meio da integração do ser, através da percepção que acontece nas técnicas de respiração, posturas e movimentos psicofísicos e também meditação.

É um caminho para a realização e a liberação da consciência em busca de si mesmo, é um processo contínuo de aperfeiçoamento. Trata-se de uma compreensão de união da totalidade do ser, para a última instância, chegar à união com a Divindade.

A prática regular de yoga é reconhecida e incentivada por proporcionar benefícios cientificamente comprovados para o corpo e mente. Em 2014, a Organização das Nações Unidas (ONU) decretou o dia 21 de junho como o Dia Internacional do Yoga. O yoga também aparece com destaque no plano de ação global da Organização Mundial da Saúde (OMS) para a atividade física 2018-2030. No Brasil, a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PNPICS), conta com 29 Práticas Integrativas garantidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e o yoga é uma delas.

A prática do yoga

A prática do yoga deve ser feita respeitando as limitações que cada pessoa apresenta. Além disso, a roupa tem que ser confortável para não haver limitação de movimentos e o lugar ideal é aquele que te traz paz no momento (casa, parque ou studio). O importante é que esse ambiente tenha sido pensando para essa finalidade e que não te distraia, diminuindo sua capacidade de estar presente. É recomendado que sua prática seja orientada por profissional capacitado. Vale lembrar que, as posturas feitas com o corpo não trabalham apenas no nível físico, trabalham também no nível mental como forma de amenizar alguns desafios que você possui na vida. Por isso, é importante ser bem orientado.

Benefícios do yoga

Para os iniciantes, praticar yoga por pelo menos 15 minutos, diariamente, pode mudar toda a perspectiva do dia. Além dos inúmeros benefícios físicos, a melhora será sentida principalmente na defesa imunológica do organismo, podendo prevenir doenças e colaborando para a saúde física, emocional, mental e espiritual. Em tempos de pandemia e isolamento social tivemos que nos adaptar às novas ferramentas tecnológicas, isso se aplica também à nova forma de praticar yoga (on-line), sem sair de casa. Em um cenário pandêmico como o que estamos vivendo, essa nova modalidade tem possibilitado muitas pessoas, inclusive profissionais da saúde (estando ou não na linha de frente) a perceber e gerenciar quadros de ansiedade e estresse em função do medo e as incertezas do momento.

Lembrando que a frequência é provavelmente um dos fatores mais importantes para o sucesso de qualquer atividade na qual estamos envolvidos, por isso, a regularidade nas práticas farão toda a diferença. Construa suas práticas devagar e vá incluindo mais minutos e dias da semana, seu corpo vai te avisar da necessidade cada vez maior dos seus momentos de yoga. Quando todos os sistemas, internos e externos, estão em equilíbrio, ocorre um estado indescritível de bem-estar. Não se preocupe com os resultados, eles chegarão. Se permita aproveitar o percurso e desfrute da sua jornada na evolução do autoconhecimento, onde a cada passo nos tornamos mais autênticos, nos conhecemos mais, e tomamos mais consciência do nosso ser.

O yoga é muito mais do que resultados físicos, saúde, flexibilidade e força.  Devemos estar atentos aos resultados sutis que requerem uma visão mais atenta e profunda de nós mesmos. O homem-máquina, do século da neurose, está sendo chamado a repensar seus valores, a buscar a natureza como refúgio e as técnicas de relaxamento como recursos de sobrevivência e sanidade. O mais importante nessa jornada são as mudanças internas, o autoconhecimento e o quanto evoluímos em relação a nós mesmos desde que começamos a praticar.

Só podemos curar o mundo se tivermos consciência que esse processo deve se dar em nós primeiro. Pessoas inteiras, felizes e em paz com quem são e tendo clareza do lugar que ocupa no mundo seguramente são as que fazem uma grande diferença por onde passam.

Ivanilda Bento de Oliveira Araújo, terapêutica holística CRTH-BR 7598 e assistente social Hospital Estadual de Dermatologia Sanitária e Reabilitação Santa Marta – HDS.

Compartilhe:
Contato
AGIR AGIR
Fone: (62) 3995-5406
Av. Olinda com Av. PL3, Qd. H4 Lt 1,2,3 Ed. Lozandes Corporate Design, Torre Business, 20° Andar, Parque Lozandes.
Goiânia - Goiás
CEP: 74884-120
agir@agirgo.org.br
CRER CRER
Fone: (62) 3232-3232 / 3232-3000
Av. Vereador José Monteiro, 1655, St Negrão de Lima.
Goiânia - Goiás
CEP: 74653-230
crer@crer.org.br
HDS HDS
Fone: (62) 3717-0101
GO 403, Km 08, Colônia Santa Marta.
Goiânia - Goiás
CEP: 74735-600
hds@hds.org.br
HUGOL HUGOL
Fone: (62) 3270-6300
Av. Anhanguera, 14527 - St. Santos Dumont.
Goiânia - Goiás
CEP: 74463-350
hugol@hugol.org.br

Convênios

Sigam nossas redes sociais

Fechar Menu