Brincar e cuidar: Crer promove terapia com pipas a pacientes em tratamento de reabilitação no hospital

Ação terapêutica envolveu equipe multiprofissional, pacientes e seus familiares.

Pacientes em atendimento ambulatorial no Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo – Crer, uma unidade da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás, tiveram uma manhã de reabilitação diferente e muito divertida. Acompanhados dos seus familiares e dos profissionais da saúde responsáveis pelo atendimento multiprofissional no hospital, crianças, jovens e adultos puderam descobrir a beleza e os desafios de conseguir empinar uma pipa.

Nicole Vitória Martins não escondia a alegria, empolgação e ansiedade em soltar pipa pela primeira vez na vida. Em tratamento no Crer há quatro anos, em decorrência da paralisia cerebral, a menina se encantou com sua pipa voando junto aos pássaros no céu. “Eu estou muito feliz, minha pipa está voando alto, junto com os passarinhos”.

Para a mãe da paciente, senhora Cristiane Martins de Jesus, o momento terapêutico marcou a vida da sua filha. “Tem uma semana que a Nicole não dorme direito de tanta ansiedade para vir soltar pipa. Eu estou encantada com a iniciativa do Crer, a gente vê a alegria dessas crianças no rostinho de cada uma delas. Com certeza esse dia ficará marcado na história da Nicole”, disse emocionada.

A ação, inédita na história do hospital, foi conduzida pelas Supervisões de Ensino e Pesquisa e de Reabilitação Ambulatorial do Crer. Para o terapeuta ocupacional e preceptor,Thiago Henrique de Andrade, o momento terapêutico cumpriu com louvor seu objetivo.

“O balanço da ação é extremamente positivo, conseguimos a adesão dos pacientes e de seus familiares ao momento terapêutico. Unimos assistência em saúde e famílias em torno de um mesmo propósito, o de promover reabilitação, inclusão social e momentos de lazer. Além do envolvimento da família no cuidado, promovemos aos profissionais um novo recurso terapêutico, saindo do padrão de atendimento dentro de um consultório, dentro de um hospital”.

Além dos profissionais do Crer, residentes multiprofissionais em atividade no hospital também participaram da ação. “O envolvimento dos profissionais residentes nesta ação reforça o compromisso do Crer com a formação de profissionais da saúde cada vez mais qualificados e dedicados a cuidar, com amor e excelência, de vidas”, ressaltou a supervisora de Ensino e Pesquisa do hospital, Fernanda Miranda.

Oficinas

A preparação para o grande dia começou há duas semanas, quando pacientes e profissionais começaram a produzir as próprias pipas durante as oficinas terapêuticas no hospital.

“As oficinas de confecção das pipas foi o termômetro de que a ação seria um sucesso. Profissionais e pacientes trabalharam juntos na construção do que para alguns era um sonho, afinal muitos dos nossos pacientes nunca haviam brincado de soltar pipa. Foi uma forma muito criativa de trabalhar a reabilitação e a inclusão social”, reforçou o supervisor Multiprofissional de Reabilitação, João Francisco Martins.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

Contato
AGIR AGIR
Fone: (62) 3995-5406
Av. Olinda com Av. PL3, Qd. H4 Lt 1,2,3 Ed. Lozandes Corporate Design, Torre Business, 20° Andar, Parque Lozandes.
Goiânia - Goiás
CEP: 74884-120
agir@agirgo.org.br
CRER CRER
Fone: (62) 3232-3232 / 3232-3000
Av. Vereador José Monteiro, 1655, St Negrão de Lima.
Goiânia - Goiás
CEP: 74653-230
crer@crer.org.br
HDS HDS
Fone: (62) 3717-0101
GO 403, Km 08, Colônia Santa Marta.
Goiânia - Goiás
CEP: 74735-600
consultas@hds.org.br
HUGOL HUGOL
Fone: (62) 3270-6300
Av. Anhanguera, 14527 - St. Santos Dumont.
Goiânia - Goiás
CEP: 74463-350
hugol@hugol.org.br
HCAMP HCAMP
Fone: (62) 3602-0735
Av. Bela Vista, 2.333 - Parque Acalanto.
Goiânia - Goiás
CEP: 74863-025
seger.hcamp@agirsaude.org.br
HCN HUGOL
Fone: (62) 3270-6300
Galdino Moreira de Souza, nº 1230
Residencial Jardim Eldorado
Uruaçu - Goiás
CEP: 76400 - 000
hcn@hcn.org.br

Sigam nossas redes sociais

Fechar Menu