CEPT do HDS ministra último módulo do curso ‘Como escrever um relato de caso’

A Comissão de Ensino, Pesquisa e Treinamento do Hospital Estadual de Dermatologia Sanitária e Reabilitação Santa Marta – CEPT/HDS, finalizou no mês de maio o curso “Como escrever um relato de caso”. Ministrado pela cirurgiã-dentista do HDS, Andreia Assis Carvalho, o curso foi dividido em cinco módulos e abordou os aspectos fundamentais para elaboração de um relato de caso. A profissional explica que o relato de caso é um trabalho que descreve um caso ou uma vivência importante para a área e que possa contribuir com futuros estudos.

A profissional afirma ainda que estar à frente do projeto foi também uma troca de conhecimento. “Ministrar o curso foi um grande aprendizado. Enquanto corrigia as atividades que os alunos me enviavam, aprendia um pouco da atuação de cada área profissional dos participantes. Após assistirem as aulas gravadas, havia um momento de tutoria, no qual os participantes sanavam dúvidas e apresentavam suas experiências”. Desde o início do curso, os participantes receberam a missão para redigirem relatos de casos. “Esses trabalhos serão apresentados na próxima Jornada Científica Integrativa da Agir, além dos artigos poderem ser submetidos em revistas científicas”, explica Andreia. No último módulo os participantes aprenderam sobre os critérios a serem seguidos para publicação e divulgação dos trabalhos.

“Participar do curso agregou possibilidades quanto à produção científica. As aulas elucidaram não apenas a importância da sistematização e estruturação dos relatos, como também promoveu um ordenamento científico das experiências assistenciais dentro do HDS. A análise dos casos e experiências provocadas pelo curso gera oportunidade de melhorias da qualidade dos serviços/atendimentos e nos direcionam a novas pesquisas” afirma a Supervisora de Reabilitação Física do HDS, Fernanda Silva Rocha.

A prática do ensino e pesquisa na área da saúde se torna primordial para o aperfeiçoamento da habilidade de produzir conhecimento e assegurar uma assistência de qualidade nos serviços oferecidos à sociedade. A CEPT do HDS atua com o propósito de fomentar a integração entre ensino e pesquisa científica, promovendo o aprimoramento dos profissionais e assim, contribuir com a melhoria contínua dos serviços disponibilizados à população.

Dra. Andreia Assis Carvalho integra à comissão como presidente e ressalta que, “nessa nova estruturação da CEPT, traçamos como objetivo apresentar aos profissionais a articulação existente entre a pesquisa e o ensino nas atividades do hospital. As vídeo-aulas disponibilizadas, ao mesmo tempo que orientavam a prática diária dos profissionais, mostraram que as informações ali contidas vinham de resultados de pesquisa. Assim, conseguimos nesse primeiro semestre, despertar o interesse de alguns profissionais do HDS em fazer pesquisa. Os projetos de pesquisa já estão em construção e, logo mais, teremos os frutos desses trabalhos”.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

Contato
AGIR AGIR
Fone: (62) 3995-5406
Av. Olinda com Av. PL3, Qd. H4 Lt 1,2,3 Ed. Lozandes Corporate Design, Torre Business, 20° Andar, Parque Lozandes.
Goiânia - Goiás
CEP: 74884-120
agir@agirgo.org.br
CRER CRER
Fone: (62) 3232-3232 / 3232-3000
Av. Vereador José Monteiro, 1655, St Negrão de Lima.
Goiânia - Goiás
CEP: 74653-230
crer@crer.org.br
HDS HDS
Fone: (62) 3717-0101
GO 403, Km 08, Colônia Santa Marta.
Goiânia - Goiás
CEP: 74735-600
hds@hds.org.br
HUGOL HUGOL
Fone: (62) 3270-6300
Av. Anhanguera, 14527 - St. Santos Dumont.
Goiânia - Goiás
CEP: 74463-350
hugol@hugol.org.br
HCAMP HCAMP
Fone: (62) 3602-0735
Av. Bela Vista, 2.333 - Parque Acalanto.
Goiânia - Goiás
CEP: 74863-025
agir@agirgo.org.br
HCN HUGOL
Fone: (62) 3270-6300
Galdino Moreira de Souza, nº 1230
Residencial Jardim Eldorado
Uruaçu - Goiás
CEP: 76400 - 000
hcn@hcn.org.br

Sigam nossas redes sociais

Fechar Menu