Classificação Internacional de Funcionalidade é tema de Workshop no CRER

Manual de classificação da Organização Mundial de Saúde (OMS) tem como objetivo padronizar o sistema de descrição da saúde e de estados relacionados à saúde.

Tutores, preceptores, residentes e profissionais do Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo – CRER, uma unidade da SES-GO, participaram na manhã da última sexta-feira, (14/05), do Workshop Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF): Princípios Básicos. O Workshop do Módulo III do Eixo de Concentração denominado: ‘Reabilitação no Contexto Hospitalar e Ambulatorial das Pessoas com Deficiência e Limitações Transitórias’, foi organizado pela Supervisão de Ensino e Pesquisa (Suenpes), observando as normas de distanciamento social e demais orientações de prevenção contra a Covid-19.



A CIF trata de um aspecto  minucioso das alterações funcionais dos pacientes em reabilitação ao padronizar códigos para funções corporais, estruturas anatômicas, atividades/participação e fatores ambientais de cada indivíduo. O médico fisiatra e presidente da Comissão de Ensino Pesquisa e Treinamento (CEPT) do CRER, Dr. Rodrigo Parente Medeiros, explica que há pessoas que, ainda que obtenham uma mesma condição de adoecimento, podem ter funcionalidades diferentes e isso exige abordagens terapêuticas e cuidados específicos.

O médico exemplifica as possíveis condicionantes de um paciente que sofre um Acidente Vascular Cerebral (AVC), “há pessoas que têm a perda motora de um lado inteiro do corpo, outras têm perda da linguagem. Pessoas que andam sozinhas, outras que precisam do apoio da cadeira de rodas para longas distâncias. Então, um AVC pode causar múltiplas alterações funcionais aos pacientes. Neste sentido, o foco da CIF é a recuperação das funcionalidades e não propriamente a doença”, esclarece o profissional.

Interdisciplinaridade
Francine Aguilera R. da Silva é fisioterapeuta e tutora de campo do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Funcional e Reabilitação do CRER. Para ela, a matriz de aprendizagem que o workshop proporciona trata justamente de interligar conteúdos pertinentes à saúde funcional: “porque a CIF possibilita um quadro mais abrangente da saúde, ampliando o olhar para o impacto que uma determinada condição de saúde traz à vida da pessoa e como ela se manifesta. O workshop contribui na formação e na qualificação dos profissionais da saúde,  com o objetivo de fortalecer a atuação/formação multiprofissional dos residentes, proporcionando melhorias necessárias na atuação prática”, explica a tutora de campo.

A profissional ainda explica que a figura do tutor é a responsável pelo ‘Eixo Comum ou de Concentração’. Sua atuação está relacionada às atividades de orientação acadêmica desenvolvidas no âmbito do  campo de conhecimento em comum entre as cinco áreas existentes no Programa. A saber, tratam-se de profissionais residentes das áreas de fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, psicologia e enfermagem.


Residência Multiprofissional
A formação no Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Funcional e Reabilitação do CRER tem a duração de 2 anos, compreendendo em sua matriz pedagógica sessões clínicas e aulas teórico-práticas, dividindo-se em módulos. Possui como eixo norteador os princípios e as diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), com foco no desenvolvimento de competências compartilhadas para o cuidado em saúde, articulando diferentes profissões.

A Supervisão de Ensino e Pesquisa é a estrutura responsável por essas modalidades de ensino e pesquisa no hospital. Para mais informações, entre em contato por meio dos canais de atendimento. E-mail: suenpes@crer.org.br, ou pelo telefone: 3232-3115.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

Contato
AGIR AGIR
Fone: (62) 3995-5406
Av. Olinda com Av. PL3, Qd. H4 Lt 1,2,3 Ed. Lozandes Corporate Design, Torre Business, 20° Andar, Parque Lozandes.
Goiânia - Goiás
CEP: 74884-120
agir@agirgo.org.br
CRER CRER
Fone: (62) 3232-3232 / 3232-3000
Av. Vereador José Monteiro, 1655, St Negrão de Lima.
Goiânia - Goiás
CEP: 74653-230
crer@crer.org.br
HDS HDS
Fone: (62) 3717-0101
GO 403, Km 08, Colônia Santa Marta.
Goiânia - Goiás
CEP: 74735-600
consultas@hds.org.br
HUGOL HUGOL
Fone: (62) 3270-6300
Av. Anhanguera, 14527 - St. Santos Dumont.
Goiânia - Goiás
CEP: 74463-350
hugol@hugol.org.br
HCAMP HCAMP
Fone: (62) 3602-0735
Av. Bela Vista, 2.333 - Parque Acalanto.
Goiânia - Goiás
CEP: 74863-025
seger.hcamp@agirsaude.org.br
HCN HUGOL
Fone: (62) 3270-6300
Galdino Moreira de Souza, nº 1230
Residencial Jardim Eldorado
Uruaçu - Goiás
CEP: 76400 - 000
hcn@hcn.org.br

Sigam nossas redes sociais

Fechar Menu