CRER promove levantamento epidemiológico para Covid-19 entre os profissionais da unidade

O conhecimento analítico é essencial na promoção do controle eficaz de doenças infecciosas e agravos. Neste interín, o Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo, que compõe a rede de hospitais da Secretaria de Estado de Saúde (SES) do Estado de Goiás, realiza, nesta quinta e sexta-feira (28 e 29) uma investigação epidemiológica junto aos profissionais da unidade. Neste gesto inicial, priorizam-se os profissionais que tiveram contato direto na assistência aos pacientes. Ao todo, mil profissionais do CRER serão submetidos à testagem rápida nos dois dias de atividade.

A investigação epidemiológica de infecção pela Covid-19 (SARS-CoV-2) entre os profissionais da saúde nas unidades hospitalares do estado é uma iniciativa da SES e visa um levantamento de dados minucioso para que se orientem ações de controle da infecção. 

De maneira que, com a finalidade de se cumprir os objetivos da vigilância epidemiológica, a enfermeira do Serviço de Epidemiologia, Priscilla Cirqueira, que tem coordenado a atividade junto ao Comitê de Emergência do hospital, tem mobilizado esforços para “identificar a prevalência do coronavírus nos trabalhadores do CRER, e, assim, orientar medidas de controle da ocorrência de Covid-19 em agentes da saúde. Este estudo possibilita instaurarmos condutas de biossegurança cada vez mais eficazes na instituição, além de servir de base para uma investigação a respeito do padrão de transmissão do vírus.” 

Informação como estratégica para o combate ao coronoavírus

A credibilidade do gesto de decisão-ação tem de ser resultado do processo de investigação, como corrobora o biomédico Ricardo Coelho de Souza Borges. Para ele, “esta investigação epidemiológica dos profissionais da unidade é de extrema importância, porque, além de dar o diagnóstico e possibilitar a triagem de pessoas que testem positivo, mesmo que estejam assintomáticas, permite tranquilizar a equipe”.

O potencial de disseminação do novo coronavírus é algo que preocupa autoridades sanitárias e tem mobilizado estratégias de observação e vigilância epidemiológica. Realizar o levantamento de dados sobre os profissionais que estão no enfrentamento direto da Covid-19 é algo crucial quando se considera o contexto na atualidade. 

O maqueiro Weliton Gabriel de Souza acredita que poderá trabalhar com maior tranquilidade, porque, para ele: “se você sabe se está positivo para o coronavírus você toma mais precauções e não contamina outras pessoas, não contamina a família. E se estiver negativo, tem cuidado maior ainda para não se contaminar”. Enquanto a recepcionista Danielle Karla Mendonça, que está há semanas distante de seu filho devido ao isolamento social, acredita ser de grande importância a testagem dos profissionais, pois ” às vezes, você pode estar com o vírus sem saber, sem estar sequer com sintomas. Esta é uma oportunidade de saber e de aprender mais a respeito”.  

Para além do aspecto da seguridade emocional dos trabalhadores da saúde, aspecto concernente à assistência, Priscilla garante que esta investigação, se dedica a “interromper uma cadeia epidemiológica de transmissão ao se voltar a um agente específico, e assim, interromper um ciclo de contaminação”, finaliza.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

Contato
AGIR AGIR
Fone: (62) 3995-5406
Av. Olinda com Av. PL3, Qd. H4 Lt 1,2,3 Ed. Lozandes Corporate Design, Torre Business, 20° Andar, Parque Lozandes.
Goiânia - Goiás
CEP: 74884-120
agir@agirgo.org.br
CRER CRER
Fone: (62) 3232-3232 / 3232-3000
Av. Vereador José Monteiro, 1655, St Negrão de Lima.
Goiânia - Goiás
CEP: 74653-230
crer@crer.org.br
HDS HDS
Fone: (62) 3717-0101
GO 403, Km 08, Colônia Santa Marta.
Goiânia - Goiás
CEP: 74735-600
consultas@hds.org.br
HUGOL HUGOL
Fone: (62) 3270-6300
Av. Anhanguera, 14527 - St. Santos Dumont.
Goiânia - Goiás
CEP: 74463-350
hugol@hugol.org.br
HCAMP HCAMP
Fone: (62) 3602-0735
Av. Bela Vista, 2.333 - Parque Acalanto.
Goiânia - Goiás
CEP: 74863-025
seger.hcamp@agirsaude.org.br
HCN HUGOL
Fone: (62) 3270-6300
Galdino Moreira de Souza, nº 1230
Residencial Jardim Eldorado
Uruaçu - Goiás
CEP: 76400 - 000
hcn@hcn.org.br

Sigam nossas redes sociais

Fechar Menu