CRER celebra o Dia Mundial de Higienização das Mãos

Definida pela Organização Mundial de Saúde (OMS), o Dia Mundial de Higienização das Mãos, 5 de maio,  busca reduzir a incidência de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS) e é como um ‘lembrete’ necessário para o reforço de práticas seguras.

Nestes dias 5 e 6 de maio, acontece uma mobilização bastante perspicaz no Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo – CRER, uma unidade da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás. O Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SECIH) percorre os corredores do hospital com uma ‘provocação’ aos profissionais e pacientes da instituição: Pergunte-me se eu higienizei as mãos! A ação visa o fortalecimento de condutas de segurança na assistência e a prevenção de infecções, bem como propicia ocasião de partilha e aproximação entre as equipes.

No CRER, o percentual de adesão à higienização das mãos na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), no último ano, obteve um salto de cerca de 80%, o que reflete no alcance de metas preconizadas pela Agência de Vigilância Sanitária (ANVISA). Para a médica infectologista da SECIH, Dra. Ariana Rocha Romão Godói, o objetivo dessa ação é fazer com que a vigilância seja co-participativa e que a higienização das mãos se torne um hábito cada vez mais internalizado entre profissionais e pacientes.

“A higienização das mãos é a principal medida que nós temos no contexto de prevenir infecções, tanto no contexto hospitalar quanto no contexto comunitário. Então esta é uma ação que tem abrangência junto aos profissionais e aos pacientes. É uma medida que tem a sua importância, especialmente no dia de hoje, que, independente do local e do país, expressa um cuidado com a segurança na assistência”, explica Ariana.

Para o supervisor de reabilitação física, João Francisco Martins, a abordagem mais lúdica adotada pela SECIH possibilita uma aproximação maior entre os profissionais e confere leveza. “É muito importante uma ação como essa, pois além da conscientização em si, você capacita ele na prática, fixando de modo mais natural na rotina a maneira correta de fazer a higienização das mãos”, avalia o profissional.

A paciente Luma Rodrigues estava em sua sessão de fisioterapia quando abordada e participou da dinâmica junto com outros profissionais da unidade de saúde. Ela disse que não tinha participado de um momento como esse e que acredita ser relevante para todas as pessoas saber a maneira correta de realizar a higienização das mãos


Relevância mundial
No ambiente hospitalar, há cinco ocasiões recomendadas pela OMS para a higienização das mãos: antes de tocar o paciente; antes de realizar qualquer técnica asséptica neste; após o risco de exposição a fluidos corporais ou excreções; após tocar o paciente e após tocar superfícies próximas a este.

Para Dra. Ariana, é inescapável abordar o contexto de emergência na saúde em ações de conscientização. “Considerando todos desafios que a pandemia nos impõe, este contexto pode ser considerado como a maior campanha de higienização das mãos que já houve. Nós podemos ver essa prática de higienizar regularmente as mãos sendo adotada tanto em ambientes hospitalares quanto em ambientes comunitários. Esperamos que seja um legado para a prevenção de infecções”, diz a médica.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

Contato
AGIR AGIR
Fone: (62) 3995-5406
Av. Olinda com Av. PL3, Qd. H4 Lt 1,2,3 Ed. Lozandes Corporate Design, Torre Business, 20° Andar, Parque Lozandes.
Goiânia - Goiás
CEP: 74884-120
agir@agirgo.org.br
CRER CRER
Fone: (62) 3232-3232 / 3232-3000
Av. Vereador José Monteiro, 1655, St Negrão de Lima.
Goiânia - Goiás
CEP: 74653-230
crer@crer.org.br
HDS HDS
Fone: (62) 3717-0101
GO 403, Km 08, Colônia Santa Marta.
Goiânia - Goiás
CEP: 74735-600
consultas@hds.org.br
HUGOL HUGOL
Fone: (62) 3270-6300
Av. Anhanguera, 14527 - St. Santos Dumont.
Goiânia - Goiás
CEP: 74463-350
hugol@hugol.org.br
HCAMP HCAMP
Fone: (62) 3602-0735
Av. Bela Vista, 2.333 - Parque Acalanto.
Goiânia - Goiás
CEP: 74863-025
seger.hcamp@agirsaude.org.br
HCN HUGOL
Fone: (62) 3270-6300
Galdino Moreira de Souza, nº 1230
Residencial Jardim Eldorado
Uruaçu - Goiás
CEP: 76400 - 000
hcn@hcn.org.br

Sigam nossas redes sociais

Fechar Menu