Crer realiza capacitação em Suporte Básico de Vida para equipe de enfermagem do hospital

Profissionais participaram de momentos de teoria e prática para atendimento em situação de paciente em parada cardiorrespiratória

A capacitação profissional é contínua no Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo – Crer, uma unidade do Governo de Goiás. Agora, foi a vez da equipe de enfermagem do hospital passar pela educação continuada em Suporte Básico de Vida, que tem como foco o reconhecimento precoce de uma pessoa em situação de parada cardiorrespiratória e a realização imediata das condutas adequadas para atendimento ao paciente.

”A educação continuada com simulação realística tende a desenvolver o profissional frente a prática assistencial, promovendo maior retenção do aprendizado. Simular situações de emergência viabiliza maior assertividade num momento que requer ação e agilidade da equipe possibilitando maior sobrevida do paciente”, ressaltou a enfermeira referência da internação e responsável por ministrar o treinamento, Karla Pereira Cândido.

Durante os treinamentos, realizados entre os dias 12 e 15 de outubro, técnicos em enfermagem e enfermeiros repassaram, em momentos de teoria e prática, os cinco elos da cadeia do suporte básico de vida: Vigilância e Prevenção, Reconhecimento e Acionamento do Serviço Médico de Emergência, Ressuscitação Cardiopulmonar Precoce de Alta Qualidade, Rápida Desfibrilação, Suporte Avançado de Vida e Cuidados Pós-PCR.

Técnica em enfermagem no Crer há dois anos, Ângela Ferreira da Cruz Silva participou da capacitação. “Para nós, profissionais da assistência, é muito importante passar por esses momentos de revisão das práticas e condutas assistenciais. Nessa rotina de sempre aprender e aperfeiçoar, ficamos cada vez mais seguros para realizar um atendimento eficaz ao paciente”.

A enfermeira Sara Ferraz, profissional do Crer há seis meses, contou que “ainda não vivenciei uma situação de emergência cardiorrespiratória. Então, passar por essa capacitação profissional me deixa mais preparada e segura para o momento que acontecer”.

O treinamento em Suporte Básico de Vida também foi realizado junto à equipe assistencial da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da instituição. À época, 80 profissionais foram capacitados, tendo em vista que a adoção de condutas adequadas reduz, consideravelmente, o risco de morte e os agravos das funções cardíacas e cerebrais em vítimas em parada cardiorrespiratória.

Equipe de Resposta Rápida
Concomitante ao treinamento em Suporte Básico de Vida, também está sendo implantada, nos postos de internação e na UTI, a Equipe de Resposta Rápida.

“Em cada início de plantão distribuímos botons de identificação para os cinco profissionais que, a partir daquele momento, ficam designados a exercer uma das cinco funções no atendimento de uma parada cardiorrespiratória. Esses profissionais ficam preparados e sob aviso para caso aconteça alguma intercorrência no plantão, já sabendo quem vai atuar na liderança, compressão torácica, via aérea, medicação e registro/apoio”, explicou a enfermeira referência da internação, Karla Pereira Cândido.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

Contato
AGIR AGIR
Fone: (62) 3995-5406
Av. Olinda com Av. PL3, Qd. H4 Lt 1,2,3 Ed. Lozandes Corporate Design, Torre Business, 20° Andar, Parque Lozandes.
Goiânia - Goiás
CEP: 74884-120
agir@agirgo.org.br
CRER CRER
Fone: (62) 3232-3232 / 3232-3000
Av. Vereador José Monteiro, 1655, St Negrão de Lima.
Goiânia - Goiás
CEP: 74653-230
crer@crer.org.br
HDS HDS
Fone: (62) 3717-0101
GO 403, Km 08, Colônia Santa Marta.
Goiânia - Goiás
CEP: 74735-600
consultas@hds.org.br
HUGOL HUGOL
Fone: (62) 3270-6300
Av. Anhanguera, 14527 - St. Santos Dumont.
Goiânia - Goiás
CEP: 74463-350
hugol@hugol.org.br
HCAMP HCAMP
Fone: (62) 3602-0735
Av. Bela Vista, 2.333 - Parque Acalanto.
Goiânia - Goiás
CEP: 74863-025
seger.hcamp@agirsaude.org.br
HCN HUGOL
Fone: (62) 3270-6300
Galdino Moreira de Souza, nº 1230
Residencial Jardim Eldorado
Uruaçu - Goiás
CEP: 76400 - 000
hcn@hcn.org.br

Sigam nossas redes sociais

Fechar Menu