Cultura de Segurança: CRER promove feedback aos setores assistenciais

Em reconhecimento à cultura de segurança, o Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo – uma unidade da SES-GO, realiza ações comprometidas com o processo formativo dos profissionais e aprimoramento dos processos na instituição. A iniciativa de se estabelecer um calendário para o feedback sobre as Fichas de Contribuição de Melhorias, as FCMs, tem por objetivo provocar a reflexão e o planejamento de ações baseando-se no rigor da pesquisa e análise de dados.

Neste sentido, o Núcleo de Segurança do Paciente (NUSP) percorrerá as unidades assistenciais e de apoio,  com a compilação dos dados sobre os incidentes notificados pelos setores e aos setores, ou seja, os profissionais ficam cientes da avaliação dos colegas e dos serviços adjacentes às suas áreas de atuação imediata. Esta é uma oportunidade de oferecer uma visão sistematizada das práticas empreendidas, e sobre as áreas mais sensíveis, que necessitam de melhorias.

De acordo com a presidente do NUSP, Maiana de Sousa, a estratégia do feedback nos setores notificantes será uma ação constante no hospital. “Essa ação será realizada trimestralmente e em cada setor será discutido o incidente mais prevalente para que, com a participação da equipe, seja realizada a análise de causa-raíz e elaborado um plano de ação com o objetivo de reduzir ou evitar ocorrências semelhantes.”  Maiana ainda ressalta o aspecto formativo em prol da cultura de segurança que a ação proporciona, porque, como defende, “visa estimular os profissionais a notificarem cada vez mais, pois ao receber o feedback das notificações, os profissionais entendem que o propósito é identificar as fragilidades dos nossos processos e implementar mudanças para aumentar a qualidade do cuidado, transformando as falhas em aprendizado”.

A enfermeira, Gláucia Portes, que participou do feedback no Posto de Internação 3, reforça o ineditismo da ação: “essa é a primeira vez que eu vejo esse trabalho das Fichas de Contribuição de Melhoria. Eu acho super importante.” A técnica em enfermagem, Cleonice Francisca dos Reis, diz que “é bom esse retorno das colegas, delas virem passar nos postos de internação de vez em quando para termos noção de como está o trabalho, de como podemos melhorar a nossa assistência.”

A supervisora do Paciente Internado, Fábia Eliane Sousa, corrobora com o posicionamento das colegas: “a análise das notificações de eventos adversos guiada por instrumento, realizada in loco juntamente com toda equipe proporciona o envolvimento de todos na tomada de decisão e momentos de reflexão para mudança de conduta, pois despertou uma visão de maior seriedade das ocorrências. Além de permitir aproximação da equipe com a supervisão”, pondera.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

Contato
AGIR AGIR
Fone: (62) 3995-5406
Av. Olinda com Av. PL3, Qd. H4 Lt 1,2,3 Ed. Lozandes Corporate Design, Torre Business, 20° Andar, Parque Lozandes.
Goiânia - Goiás
CEP: 74884-120
agir@agirgo.org.br
CRER CRER
Fone: (62) 3232-3232 / 3232-3000
Av. Vereador José Monteiro, 1655, St Negrão de Lima.
Goiânia - Goiás
CEP: 74653-230
crer@crer.org.br
HDS HDS
Fone: (62) 3717-0101
GO 403, Km 08, Colônia Santa Marta.
Goiânia - Goiás
CEP: 74735-600
consultas@hds.org.br
HUGOL HUGOL
Fone: (62) 3270-6300
Av. Anhanguera, 14527 - St. Santos Dumont.
Goiânia - Goiás
CEP: 74463-350
hugol@hugol.org.br
HCAMP HCAMP
Fone: (62) 3602-0735
Av. Bela Vista, 2.333 - Parque Acalanto.
Goiânia - Goiás
CEP: 74863-025
seger.hcamp@agirsaude.org.br
HCN HUGOL
Fone: (62) 3270-6300
Galdino Moreira de Souza, nº 1230
Residencial Jardim Eldorado
Uruaçu - Goiás
CEP: 76400 - 000
hcn@hcn.org.br

Sigam nossas redes sociais

Fechar Menu