Emoção e alegria marcam participação de pacientes do CRER em corrida inclusiva

Nem mesmo a Atrofia Muscular Espinhal (AME), a cadeira de rodas e um aparelho de ventilação mecânica impediram a pequena Emanuelly Sofia Santos de realizar o sonho de participar de uma corrida de rua pela primeira vez. Paciente do Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo – CRER, unidade da SES-GO, há seis anos, Emanuelly foi uma das pacientes do hospital participantes da 1ª Corrida e Caminhada do Coração e da 3ª Corrida Inclusiva Pan Kid, realizada neste domingo (17/11), em Goiânia.

“A Manu é muito aventureira. Sempre que via na televisão as pessoas correndo ela dizia que o sonho dela era participar de uma corrida na rua. Foi maravilhoso ver o rostinho de alegria dela, o sorriso e as gargalhadas que ela deu durante a prova. Ela realizou o seu sonho, foi maravilhoso e ela já quer mais”, disse a mãe da paciente, Tatiana Silva dos Santos.

Cecília Rosa de Ávila, fisioterapeuta do CRER há oito anos, foi quem conduziu a cadeira de rodas da Emanuelly durante a corrida. Praticante da corrida de rua há mais de quatro anos, a profissional se emocionou com a oportunidade de participar de uma competição inclusiva com sua paciente.

“Foi a melhor e mais emocionante corrida da minha vida. Ver a sensação de liberdade e o vento batendo no rostinho da Manu despertou nela gritinhos de alegria e euforia. Cada vez que eu olhava para o rostinho dela me emocionava mais, o sentimento de gratidão e de dever cumprido tomaram conta de mim durante a corrida. O que vivi não tem preço”.

Assim como a Manu e a Cecília, outros quatro profissionais do CRER, 26 pacientes e 18 corredores amadores voluntários participaram da corrida, que tinha como objetivo arrecadar fundos para o tratamento de crianças atendidas pelo Centro de Reabilitação de Fissuras Lábio-Palatinas (Cerfis), do Hospital Materno Infantil (HMI).

Para o fisioterapeuta Paulo Fernando Lobo Corrêa, colaborador do CRER há nove anos e organizador do grupo de pacientes e profissionais do hospital na competição, o momento de integração foi único e especial.

“Participo de corrida de rua há mais de dois anos e nunca havia sentido o que senti desta vez. Poder participar da corrida ao lado dos nossos pacientes foi muito gratificante, um momento de emoção ímpar na minha vida. Além de ver a alegria do paciente, foi muito especial ver o sorriso e o brilho nos olhos dos pais deles, que vibraram com cada minuto da competição”.

Segundo Paulo, a participação dos usuários do CRER na competição foi muito bem planejada, com foco total na segurança do paciente. “Fizemos seleção e avaliação dos pacientes que apresentavam condições físicas para participar da corrida sem nenhum risco para sua segurança. Além disso, os pacientes participantes tiveram suas cadeiras de rodas revisadas na Oficina Ortopédica do CRER e adaptadas com um cinto de segurança para a competição. Primeiramente nos preocupamos com a vida e segurança dos nossos usuários”, ressaltou.

Os pacientes do CRER que participaram da competição tiveram suas cadeiras de rodas conduzidas pelos profissionais do hospital e também pelos corredores voluntários que participaram em prol da instituição.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

Contato
AGIR AGIR
Fone: (62) 3995-5406
Av. Olinda com Av. PL3, Qd. H4 Lt 1,2,3 Ed. Lozandes Corporate Design, Torre Business, 20° Andar, Parque Lozandes.
Goiânia - Goiás
CEP: 74884-120
agir@agirgo.org.br
CRER CRER
Fone: (62) 3232-3232 / 3232-3000
Av. Vereador José Monteiro, 1655, St Negrão de Lima.
Goiânia - Goiás
CEP: 74653-230
crer@crer.org.br
HDS HDS
Fone: (62) 3201-6400 / 3201-6437
GO 403, Km 08, Colônia Santa Marta.
Goiânia - Goiás
CEP: 74735-600
hds@hds.org.br
HUGOL HUGOL
Fone: (62) 3270-6300
Av. Anhanguera, 14527 - St. Santos Dumont.
Goiânia - Goiás
CEP: 74463-350
hugol@hugol.org.br

Convênios

Sigam nossas redes sociais

Fechar Menu