Hugol inaugura projeto Poesia em Tela nessa terça-feira, 18

O Hospital Estadual de Urgências da Região Noroeste de Goiânia Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES), realiza nessa terça-feira, 18, a cerimônia de inauguração do projeto Poesia em Tela, ação de humanização voltada à ambiência hospitalar, que transformou as paredes da unidade em páginas e telas que receberam poemas, microcontos, composições e pinturas, frutos da atitude voluntária de acadêmicos da Academia Goiana de Letras – AGL e de outros poetas goianos, além dos artistas plásticos da Associação Goiana de Artes Visuais – AGAV e de artistas convidados.

“O ambiente hospitalar possui fatores geradores de ansiedade inerentes às atividades ali realizadas e as pessoas que necessitam de seus cuidados, em especial, nas unidades de emergência, encontram-se em estado de angústia. Vários estudos refletem a importância da ambiência no gerenciamento dessas emoções. Esperamos que, ao contemplar as obras, tanto colaboradores quanto pacientes e acompanhantes vivenciem uma experiência que potencialize sentimentos positivos e traga-lhes paz, conforto e tranquilidade”, ressaltou Dagoberto Miranda, Gerente Multiprofissional da unidade e Presidente da Comissão de Humanização.

O projeto, iniciativa da Diretoria Geral do hospital e implementado pela Comissão de Humanização do Hugol em parceria com a organizadora do projeto, Lêda Selma, e com apoio do Presidente da AGAV, Valdir Ferreira, é financiado por meio de doações e tem como objetivo intervir na ambiência hospitalar de forma a proporcionar espaços de relações interpessoais que promovam atenção acolhedora, utilizando a arte como meio de expressão das sensações humanas. Durante o evento de inauguração, após a cerimônia no auditório da unidade, os participantes poderão realizar um tour guiado pelos corredores do hospital para apreciar as pinturas e os poemas.

De acordo com o Diretor Geral do Hugol, Hélio Ponciano Trevenzol, cada espaço foi cuidadosamente selecionado, alinhando também, com os artistas, o estilo da obra que seria implementada para contribuir diretamente no acolhimento de cada usuário do SUS – Sistema Único de Saúde. “A arte é a forma mais sublime de transmutar sentimentos. Esperamos que as sensações vivenciadas no hospital possam ter uma memória afetiva positiva, mesmo com as adversidades que a vida interpõe aos que são assistidos aqui”, explica Trevenzol.

Evento
Cerimônia de inauguração do projeto Poesia em Tela
Data: 18 de fevereiro de 2020, às 09h
Local: Auditório Francisco Ludovico (Hugol)
Endereço: Avenida Anhanguera, 14.527, Setor Santos Dumont, Goiânia – GO

Compartilhe:

Este post tem um comentário

  1. Marcos Costa Pereira

    Parabéns à toda equipe do HUGOL, pela seriedade, profissionalismo e empenho com que vem conduzindo o hospital. Digno dos melhores hospitais do Brasil e porque não dizer do mundo!
    Que está dedicação seja reconhecida, também, pelos órgãos do governo.

Deixe uma resposta

Contato
AGIR AGIR
Fone: (62) 3995-5406
Av. Olinda com Av. PL3, Qd. H4 Lt 1,2,3 Ed. Lozandes Corporate Design, Torre Business, 20° Andar, Parque Lozandes.
Goiânia - Goiás
CEP: 74884-120
agir@agirgo.org.br
CRER CRER
Fone: (62) 3232-3232 / 3232-3000
Av. Vereador José Monteiro, 1655, St Negrão de Lima.
Goiânia - Goiás
CEP: 74653-230
crer@crer.org.br
HDS HDS
Fone: (62) 3201-6400 / 3201-6437
GO 403, Km 08, Colônia Santa Marta.
Goiânia - Goiás
CEP: 74735-600
hds@hds.org.br
HUGOL HUGOL
Fone: (62) 3270-6300
Av. Anhanguera, 14527 - St. Santos Dumont.
Goiânia - Goiás
CEP: 74463-350
hugol@hugol.org.br

Convênios

Sigam nossas redes sociais

Fechar Menu