Hugol realiza projeto para otimização do processo de alta hospitalar

Melhorias realizadas possibilitaram a redução do tempo de alta em 17%

Uma alta hospitalar ágil e efetiva é um benefício para o paciente que retorna ao seu convívio social e para a unidade de saúde pública que pode ofertar mais vagas para a rede, ampliando os atendimentos à população a partir da melhoria dos processos internos. Pensando nisto, o Hospital Estadual de Urgências da Região Noroeste de Goiânia Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), unidade da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES), desenvolveu um projeto de melhoria de novembro de 2019 a março de 2020 que reduziu em 17% o tempo de alta (de 3 horas e 52 minutos para 3 horas e 11 minutos) e aumentou em 5% a quantidade de alta médica efetiva até as 10 horas, viabilizando o início de outras atividades do processo de alta, antecipando a saída do paciente.

Segundo o Diretor Administrativo e Financeiro do Hugol, Luiz Sampaio, além do aumento das saídas hospitalares, a diminuição do tempo de permanência e do tempo de processo, “também oportunizamos a redução na quantidade de pendências de checagem, contribuindo com as metas de segurança do paciente, otimizamos o fluxo de enxovais e implementamos a ferramenta huddle, como rotina de checagem matinal, para resolutividade de pendências anteriores a alta do paciente e sinalização da previsão de alta com 24 horas de antecedência”.

Empreendido pelo Núcleo de Excelência Operacional – Nexo do Hugol, por meio de dois profissionais Black Belt e um Green Belt, associados aos gestores das áreas envolvidas, o projeto focou nas unidades de internação, com a proposta de entender e otimizar o tempo do processo de alta hospitalar, identificando precocemente os pacientes de longa e curta permanência, possibilitando a criação de estratégias para a desospitalização eficiente e com segurança para o paciente. “Foi possível elencar mais de 100 desconexões, que foram transformadas em um plano macro. Com a implementação destas tarefas, além da redução do tempo no processo de alta, houve ganhos qualitativos para a equipe e fortalecimento da qualidade e segurança do paciente”, explica Vanderson Barbosa, responsável pelo projeto.

Saiba mais sobre o Nexo
O Núcleo de Excelência Operacional – Nexo do Hugol foi implantado em novembro de 2018 e é um escritório de melhoria capaz de repensar os processos da unidade e propor o aperfeiçoamento contínuo dos setores, impulsionando e aportando as iniciativas estratégicas da instituição. Tem como principal metodologia de ação o roteiro DMAIC, acrônimo em inglês para cinco passos: Definir, Medir, Analisar, Controlar e Melhorar, composto por uma estrutura que ajuda na eliminação de gargalos e desperdícios nos processos por meio do foco na fase de planejamento, ampliando a eficiência nas interfaces setoriais.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

Contato
AGIR AGIR
Fone: (62) 3995-5406
Av. Olinda com Av. PL3, Qd. H4 Lt 1,2,3 Ed. Lozandes Corporate Design, Torre Business, 20° Andar, Parque Lozandes.
Goiânia - Goiás
CEP: 74884-120
agir@agirgo.org.br
CRER CRER
Fone: (62) 3232-3232 / 3232-3000
Av. Vereador José Monteiro, 1655, St Negrão de Lima.
Goiânia - Goiás
CEP: 74653-230
crer@crer.org.br
HDS HDS
Fone: (62) 3201-6400 / 3201-6437
GO 403, Km 08, Colônia Santa Marta.
Goiânia - Goiás
CEP: 74735-600
hds@hds.org.br
HUGOL HUGOL
Fone: (62) 3270-6300
Av. Anhanguera, 14527 - St. Santos Dumont.
Goiânia - Goiás
CEP: 74463-350
hugol@hugol.org.br

Convênios

Sigam nossas redes sociais

Fechar Menu