Hugol realiza vivência sobre Segurança do Paciente

O Hospital Estadual de Urgências da Região Noroeste de Goiânia Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), unidade da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES), em alusão ao Dia Mundial da Segurança do Paciente, promoveu uma vivência sobre segurança do paciente para os colaboradores, nessa terça-feira, 17.

“A experiência foi executada em uma sala administrativa, na qual foram colocadas macas para que os colaboradores pudessem deitar e assistir a uma produção audiovisual desenvolvida pelo hospital, com cerca de três minutos. A dinâmica da posição dos participantes foi intencional, pois a ideia foi que cada pessoa pudesse ter a visão da cena e do contexto na perspectiva do outro. O roteiro foi construído apresentando possíveis erros na assistência de um paciente fictício que sofreu um acidente e que, ao fim do dia, após uma sucessão de falhas no seu cuidado, falece”, detalha o Gerente da Qualidade, Riscos e Compliance da unidade, J. Antônio Cirino.

De acordo com a nutricionista do Hugol, Jodiê do Amaral, “foi bem realista. Senti mesmo, na pele. Fiquei agoniada. A gente realmente consegue se colocar no lugar do paciente”. Segundo a ouvidora do hospital, Viviane Oliveira, “essa ação só reforça esse sentimento do cuidado seguro. A voz ficou embargada, deu um nó na garganta. Senti mesmo. Precisamos ter empatia e nos colocar no lugar do outro”. As colaboradoras foram as primeiras participantes da experiência.

A enfermeira do Núcleo da Qualidade e Segurança do Paciente do Hugol, Ariana Malaquias, explica que “a vivência sobre segurança do paciente é um convite para refletirmos sobre nossas atitudes diante das diversas situações de cuidado com o paciente e se colocar no lugar do outro é o princípio para que esse cuidado seja realizado da melhor forma possível”.

A Comissão da Qualidade e Segurança do Paciente promoveu ainda uma decoração alusiva ao Dia Mundial da Segurança do Paciente, com arco de balões e painel na cor laranja da campanha. Os membros homenagearam os guardiões da segurança do paciente, pessoas que contribuíram para a melhoria da segurança do paciente no hospital, por meio do registro dessas oportunidades, como também da execução de ações preventivas.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

Contato
AGIR AGIR
Fone: (62) 3995-5406
Av. Olinda com Av. PL3, Qd. H4 Lt 1,2,3 Ed. Lozandes Corporate Design, Torre Business, 20° Andar, Parque Lozandes.
Goiânia - Goiás
CEP: 74884-120
agir@agirgo.org.br
CRER CRER
Fone: (62) 3232-3232 / 3232-3000
Av. Vereador José Monteiro, 1655, St Negrão de Lima.
Goiânia - Goiás
CEP: 74653-230
crer@crer.org.br
HDS HDS
Fone: (62) 3201-6400 / 3201-6437
GO 403, Km 08, Colônia Santa Marta.
Goiânia - Goiás
CEP: 74735-600
hds@hds.org.br
HUGOL HUGOL
Fone: (62) 3270-6300
Av. Anhanguera, 14527 - St. Santos Dumont.
Goiânia - Goiás
CEP: 74463-350
hugol@hugol.org.br

Convênios

Sigam nossas redes sociais

Fechar Menu