Ministério da Saúde: Crer participa de programa nacional sobre Cuidados Paliativos

Projeto é desenvolvido pelo Hospital Sírio-Libanês no âmbito do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (PROADI- SUS) do Ministério da Saúde.

Por meio da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), o Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo – Crer, uma unidade do Governo Estadual, foi selecionado para participar do Programa de Cuidados Paliativos no Sistema Único de Saúde (SUS), do Ministério da Saúde. O projeto é desenvolvido pelo Hospital Sírio-Libanês no âmbito do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (PROADI – SUS) e com o apoio do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS). 

Com o objetivo de capacitar os profissionais e implementar protocolos para cuidados paliativos, a duração estimada do programa é de dez meses. O projeto espera beneficiar pacientes que enfrentam doenças ameaçadoras de vida e seus familiares. Além do Crer, o Hospital Estadual Dr. Alberto Rassi (HGG) também integra o projeto. 

No Crer, o projeto de melhoria será realizado no Serviço de Atenção Domiciliar (SAD), popularmente conhecido como Crer em Casa. Nesta quinta-feira, 11 de novembro, representantes do Sírio-Libanês estiveram na instituição para uma visita de diagnóstico do serviço, implantado no hospital desde 2014. 

“Percebemos durante a visita uma equipe engajada e motivada para iniciar o projeto. Inicialmente, esperamos que o SAD se beneficie do programa adquirindo maturidade em Cuidados Paliativos Gerais através da ferramenta de avaliação utilizada e implementada pela equipe do PROADI-SUS no decorrer do projeto, assim como, na promoção de sensibilização e capacitação dos profissionais. Posteriormente, esperamos que os profissionais envolvidos sejam replicadores de conhecimento para outras equipes da própria instituição e para outras instituições em todo o Estado”, analisou a equipe do Sírio-Libanês responsável pela visita de diagnóstico no Crer. 

O diretor Técnico de Reabilitação do Crer, Dr. Ciro Bruno Silveira Costa, destaca a importância da participação do Crer no programa do Ministério da Saúde. 

“É preciso revisitar o tema para esclarecer, educar e treinar profissionais, pacientes e familiares de que Cuidados Paliativos não se tratam de cuidados de fim de vida, mas sim da possibilidade de melhoria da vida em si, com todas dificuldades que possam existir. É a expressão máxima do ‘Cuidar’: Cuidar para que se viva melhor, se viva mais, com menos dor, com mais dignidade, com mais esclarecimento e, por fim, com menos sofrimento. É uma oportunidade ímpar para nossos profissionais e nossa instituição”, ressalta o diretor.

O programa conta com atividades em Ensino a Distância (EaD) sobre cuidados paliativos para não paliativistas, workshops teórico-práticos, discussões clínicas e disponibilização de um manual de cuidados paliativos. Para monitorar o andamento do projeto serão realizadas reuniões periódicas, monitorização e suporte na interpretação dos indicadores coletados e supervisão clínica à distância. 

Compartilhe:

Deixe uma resposta

Contato
AGIR AGIR
Fone: (62) 3995-5406
Av. Olinda com Av. PL3, Qd. H4 Lt 1,2,3 Ed. Lozandes Corporate Design, Torre Business, 20° Andar, Parque Lozandes.
Goiânia - Goiás
CEP: 74884-120
agir@agirgo.org.br
CRER CRER
Fone: (62) 3232-3232 / 3232-3000
Av. Vereador José Monteiro, 1655, St Negrão de Lima.
Goiânia - Goiás
CEP: 74653-230
crer@crer.org.br
HDS HDS
Fone: (62) 3717-0101
GO 403, Km 08, Colônia Santa Marta.
Goiânia - Goiás
CEP: 74735-600
consultas@hds.org.br
HUGOL HUGOL
Fone: (62) 3270-6300
Av. Anhanguera, 14527 - St. Santos Dumont.
Goiânia - Goiás
CEP: 74463-350
hugol@hugol.org.br
HECAD HCAMP
Fone: (62) 3602-0735
Av. Bela Vista, 2.333 - Parque Acalanto.
Goiânia - Goiás
CEP: 74863-025
seger.hcamp@agirsaude.org.br
CLÍNICA TEIA HUGOL
Fone: (62) 3121-4470
Rua 227 Qd. 66 Lt. 12 Nº 105
Setor Leste Universitário
Goiânia - Goiás
CEP: 74605-080
agir.teia@agirsaude.org.br

Sigam nossas redes sociais

Fechar Menu