Profissionais do HDS palestram sobre conscientização do uso de antibióticos

Na Semana Mundial de Conscientização sobre o uso de antimicrobianos, profissionais do Hospital de Dermatologia Sanitária e Reabilitação Santa Marta (HDS) ministraram palestra sobre a forma correta do uso de medicamentos. Na ocasião, foi destacado que o uso de forma indevida acarreta danos à saúde, assim como o surgimento e disseminação de infecções por microrganismos resistentes aos antimicrobianos. O evento aconteceu no ambulatório 2 da unidade de saúde e contou com a presença de todos os pacientes que aguardavam atendimento.

A Semana Mundial de Conscientização sobre o uso de antimicrobianos é realizada anualmente pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e conta com o apoio de diversos órgãos e entidades do seguimento da saúde para propagar informações sobre as práticas corretas dos antimicrobianos. Infelizmente, a automedicação ainda é uma prática comum, em momento de urgência a ida à farmácia se torna a primeira opção para obtenção do alívio de dores e sintomas, porém pode ser altamente prejudicial para a saúde. Uma pesquisa realizada pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF) afirma que aproximadamente metade dos brasileiros se automedicam pelo menos uma vez por mês.

Para o farmacêutico do HDS, Gilberto Pereira Degani Filho, a automedicação tem efeito grave ao longo do tempo. “Essa prática pode proporcionar reações adversas indesejadas, as quais podem acarretar riscos à saúde, bem como mascarar sintomas, tornando mais difícil o diagnóstico de determinadas patologias. Além disso, o uso indiscriminado de antimicrobianos pode promover a seleção de microrganismos multirresistentes aos antimicrobianos usuais, dificultando ainda mais o tratamento”, afirma.

A paciente do HDS, Fátima do Rosário de Melo, 70 anos, afirma que faz uso de vários fármacos, mas todos receitados e orientados pelos médicos que lhe atende. “Não acho legal a automedicação, tenho 70 anos e tenho medo de fazer uso de remédios sem orientação médica”, diz.

Com o tema “Unidos para preservar os Antimicrobianos”, a ação acontece mundialmente visando promover a consciência de que a automedicação é perigosa e pode mascarar o diagnóstico de doenças na fase primária.

O HDS trabalha sempre com foco na promoção da saúde e conta com profissionais qualificados que se movem para potencializar as atividades que promovam bem-estar a todos os pacientes e residentes.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

Contato
AGIR AGIR
Fone: (62) 3995-5406
Av. Olinda com Av. PL3, Qd. H4 Lt 1,2,3 Ed. Lozandes Corporate Design, Torre Business, 20° Andar, Parque Lozandes.
Goiânia - Goiás
CEP: 74884-120
agir@agirgo.org.br
CRER CRER
Fone: (62) 3232-3232 / 3232-3000
Av. Vereador José Monteiro, 1655, St Negrão de Lima.
Goiânia - Goiás
CEP: 74653-230
crer@crer.org.br
HDS HDS
Fone: (62) 3201-6400 / 3201-6437
GO 403, Km 08, Colônia Santa Marta.
Goiânia - Goiás
CEP: 74735-600
hds@hds.org.br
HUGOL HUGOL
Fone: (62) 3270-6300
Av. Anhanguera, 14527 - St. Santos Dumont.
Goiânia - Goiás
CEP: 74463-350
hugol@hugol.org.br

Convênios

Sigam nossas redes sociais

Fechar Menu