Programação Neurolinguística é tema de aula ministrada no CRER

O evento faz parte da matriz de formação da Residência Multiprofissional em Saúde Funcional e Reabilitação da unidade de saúde.

O Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo, CRER, uma unidade da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), reconhece a comunicação assertiva e a inteligência emocional dos profissionais de saúde como competências essenciais para a oferta de uma assistência de qualidade à população. Diante disso, nesta sexta-feira, 19, a Supervisão de Ensino e Pesquisa (SUENPES) da unidade promoveu a aula sobre Programação Neurolinguística (PNL), que é uma técnica baseada no uso eficaz de recursos cognitivos e linguísticos. A ação foi organizada observando as normas de distanciamento social e demais orientações de biossegurança.

A ministrante da aula e gerente corporativa de Ensino e Pesquisa da Associação de Gestão Inovação e Resultados em Saúde (AGIR), a dra. Rafaela Júlia Batista Veronezi, destaca que as ferramentas da PNL podem melhorar, por exemplo, o modo como nos relacionamos, como lidamos com as nossas emoções, como comunicamos, como criamos hábitos e alteramos comportamentos, nos levando a melhores resultados profissionais e pessoais.

“A PNL se popularizou devido à sua versatilidade em ajudar as pessoas a resolverem os diversos problemas que enfrentam de forma eficaz, por isso, acreditamos que a aula foi de extrema importância para todos que estão vinculados à residência multiprofissional nos auxiliando buscar soluções”, destaca Fernanda Miranda de Oliveira, supervisora de Ensino e Pesquisa da unidade de saúde. 


Comunicação no exercício do cuidado

A nossa visão de mundo é construída a partir das experiências que somamos durante a vida. As habilidades sociais, cognitivas, emocionais entre outras que se aprendem durante o processo de amadurecimento são aprimoradas constantemente. No trabalho assistencial, essas refletem diretamente na promoção da saúde. 

Para a dra. Rafaela Veronezi, “além do desenvolvimento da inteligência emocional, maior habilidade de comunicação e fortalecimento da autoconfiança, a PNL traz maior clareza e assertividade nas tomadas de decisão em saúde. Nesse contexto, podemos dizer que as técnicas de PNL podem ser usadas para impulsionar o modo com que os profissionais de saúde lidam com os pacientes e com os próprios colegas de trabalho, fazendo com que todos que estejam no sistema trabalhem como um todo para fornecer o melhor atendimento para o paciente,” explica a gerente.

A tutora de campo e fisioterapeuta, Francine Aguilera Rodrigues da Silva, relata a importância da aula para o eixo de concentração dos residentes do CRER. “A aula do eixo de concentração visa alinhar conteúdos de interesse para as diferentes áreas de atuação envolvidas na residência multiprofissional. Através dessa aula, os residentes tiveram a oportunidade de receber informações valiosas sobre como reorganizar a mente para o crescimento na vida pessoal e profissional, favorecendo a elaboração de novos hábitos a ações construtivas”, explica. 

Compartilhe:

Deixe uma resposta

Contato
AGIR AGIR
Fone: (62) 3995-5406
Av. Olinda com Av. PL3, Qd. H4 Lt 1,2,3 Ed. Lozandes Corporate Design, Torre Business, 20° Andar, Parque Lozandes.
Goiânia - Goiás
CEP: 74884-120
agir@agirgo.org.br
CRER CRER
Fone: (62) 3232-3232 / 3232-3000
Av. Vereador José Monteiro, 1655, St Negrão de Lima.
Goiânia - Goiás
CEP: 74653-230
crer@crer.org.br
HDS HDS
Fone: (62) 3201-6400 / 3201-6437
GO 403, Km 08, Colônia Santa Marta.
Goiânia - Goiás
CEP: 74735-600
hds@hds.org.br
HUGOL HUGOL
Fone: (62) 3270-6300
Av. Anhanguera, 14527 - St. Santos Dumont.
Goiânia - Goiás
CEP: 74463-350
hugol@hugol.org.br

Convênios

Sigam nossas redes sociais

Fechar Menu