
Hospital de Campanha para o Enfrentamento do Coronavírus (HCAMP)
Nos próximos seis meses, a Associação de Gestão, Inovação e Resultados em Saúde (Agir) administrará o Hospital de Campanha para o Enfrentamento do Coronavírus (HCAMP). A unidade hospitalar foi instituída pela Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES/GO) por meio da Portaria Nº 507/2020, publicada no Diário Oficial em 13 de março de 2020.
Em 12 dias de trabalho, a Agir contratou 406 colaboradores, abasteceu o HCAMP com materiais, insumos e equipamentos de última geração como monitores e respiradores além de administrar treinamento com simulação realística para todos os profissionais dedicados à unidade de saúde.
O HCAMP tem a capacidade de atendimento de 222 leitos. Desse total, 30 leitos serão destinados para as Unidades Críticas; Com 22 pontos de Atendimentos de Emergência (Unidades de Emergência Respiratória) e os demais leitos (170) serão as Unidades Semicríticas. Os pacientes com casos suspeitos ou confirmados serão encaminhados para o Hospital de Campanha por meio da Central de Regulação do Estado (CRE) – que regulará os assistidos.
O Hospital de Campanha funcionará ininterruptamente, 24 horas por dia. Dos 406 colaboradores, 89 são médicos nas especialidades: Infectologia, radiologia, cardiologia, pneumologia, cirurgia torácica, pneumologia, medicina intensiva, nefrologia e clínica geral. A unidade conta com equipe multiprofissional completa com fisioterapeutas, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais e nutricionistas. O HCAMP ofertará ainda Setor de Imagens com duas tomografias, dois aparelhos de Raio-X, dois aparelhos de ultrassonografia e ecocardiografia mais laboratório de análises clínicas.
Segundo o Diretor-geral do Hospital, o médico infectologista, Dr. Guillermo Sócrates, o HCAMP está preparado para ofertar à sociedade uma assistência em saúde qualificada, de alta resolução e segura garantindo aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) , com integralidade e universalidade previstos pela Constituição Federal.
Equipamentos
Além de receber os treinamentos com simulação realística, os profissionais de saúde que estarão na linha de frente dos atendimentos estarão preparados e resguardados com o uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) de acordo com as áreas de assistência do HCAMP.
Para a gestão do HCAMP a AGIR desenvolveu um Plano de Resposta Hospitalar COVID-19 para administrar a unidade de saúde e atender com total segurança os pacientes acometidos pelo coronavírus que prevê:
– Recursos operacionais de reservas para respiradores e suprimento de eventuais ou possíveis falhas;
– Equipe disponível e treinada para atendimento aos pacientes críticos;
– Suprimento de insumos suficientes e rigorosamente monitorados (como Equipamentos de Proteção Individual – EPIs e Materiais);
– Reuniões diárias com os profissionais de referência do HCAMP;
– Planejamento da capacidade plena de atendimento da unidade de saúde;
– Cartões de ações rápidas com equipes bem treinadas;
– Fluxos de atendimento separados por critérios de gravidade;
– Critérios para admissão e altas hospitalares bem definidas associados a protocolos de passagem rápida;
– Padronização de exames;
– Uso de Telemedicina para o apoio de especialidades médicas como pneumologia, cardiologia entre outras;
– Busca fonada aos pacientes atendidos para monitoramento com objetivo de evitar retornos desnecessários;
– Equipe de apoio remota – que utilizará recursos como as videochamadas – para assistência às famílias;
– Educação continuada em relação ao uso de Equipamentos de Proteção Individual – EPIs.
Composição equipe técnica do HCAMP:
- Guillermo Sócrates
Diretor-Geral pela AGIR do HCAMP;
Médico infectologista pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU-MG), Consultor Lean Healthcare pelo Hospital Sírio-Libanês do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS). - Marina M Roriz Pedrosa
Diretora Técnica do HCAMP;
Médica infectologista pelo Instituto de Infectologia Emílio Ribas em São Paulo. - Paulo César Alves Pereira
Diretor Administrativo e Financeiro do HCAMP;
Administrador de empresas com MBA em controladoria com ênfase nas Normas Internacionais de Contabilidade (IFRS) e gestão de custos.