Tecnologia a serviço do amor: pacientes internados na UTI do CRER conversam com familiares por meio de chamadas de vídeo

Com as visitas suspensas, em decorrência da pandemia do novo coronavírus, os pacientes internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo – CRER, uma unidade da SES-GO, estão recebendo carinho e apoio de seus familiares através de ligações de vídeo. O novo jeito de se sentir próximo de quem ama foi a alternativa encontrada pela equipe de profissionais do hospital para garantir os vínculos afetivos do paciente.

“Nós, profissionais da saúde, precisamos nos reinventar diariamente para garantir a humanização do cuidado ao nosso paciente. Diante da impossibilidade de recebermos visitas na UTI, usamos a tecnologia ao nosso favor. Com a chamada de vídeo a gente consegue levar ao paciente a emoção de ouvir a voz e ver o rosto de uma pessoa amada, e isso é maravilhoso”, explicou o supervisor Multiprofissional de Reabilitação do CRER, Eduardo Martins Carneiro.

Com os olhos marejados de emoção, Euclides Soares da Silva Filho pôde conversar com o pai, que está internado na UTI do CRER desde o dia 3 de abril depois de ter passado por uma cirurgia. “Não consigo descrever a emoção de ver meu pai sendo tão bem tratado. Só de ver o rostinho e o sorriso dele já acalmei meu coração. Fiquei feliz demais com essa iniciativa do hospital”.

As ligações, destinadas aos pacientes conscientes, acontecem diariamente e são acompanhadas pela equipe de psicologia da UTI. As chamadas têm duração de até dez minutos por paciente. “Manter o vínculo afetivo do paciente, mesmo que de forma digital, é muito importante para a sua recuperação. Saber que tem uma pessoa especial do outro lado da tela do tablet fortalece e motiva o paciente a enfrentar a doença”, ressaltou a psicóloga Camila Santos Paiva.

Para os pacientes inconscientes, a equipe da UTI solicita áudios da família, via aplicativo de mensagens, para que os mesmos sejam transmitidos ao paciente. “Para garantir o estímulo emocional, colocamos o celular a uma distância segura do paciente e reproduzimos as mensagens de apoio e carinho enviadas pelos familiares”, explicou a psicóloga.

Além das chamadas de vídeo, os familiares dos pacientes internados na UTI do CRER também recebem, uma vez ao dia, a ligação de um médico para a atualização do quadro clínico do paciente.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

Contato
AGIR AGIR
Fone: (62) 3995-5406
Av. Olinda com Av. PL3, Qd. H4 Lt 1,2,3 Ed. Lozandes Corporate Design, Torre Business, 20° Andar, Parque Lozandes.
Goiânia - Goiás
CEP: 74884-120
agir@agirgo.org.br
CRER CRER
Fone: (62) 3232-3232 / 3232-3000
Av. Vereador José Monteiro, 1655, St Negrão de Lima.
Goiânia - Goiás
CEP: 74653-230
crer@crer.org.br
HDS HDS
Fone: (62) 3201-6400 / 3201-6437
GO 403, Km 08, Colônia Santa Marta.
Goiânia - Goiás
CEP: 74735-600
hds@hds.org.br
HUGOL HUGOL
Fone: (62) 3270-6300
Av. Anhanguera, 14527 - St. Santos Dumont.
Goiânia - Goiás
CEP: 74463-350
hugol@hugol.org.br

Convênios

Sigam nossas redes sociais

Fechar Menu