Valor para Saúde: Crer implanta ferramenta de Governança Clínica que potencializa gestão de risco e segurança da assistência

Comprometido em aprimorar continuamente a assistência ofertada ao paciente, o Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo – Crer, uma unidade da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás, implantou o Safety Huddle nos Postos de Internação da unidade. A ferramenta é considerada um importante método de promoção da gestão de riscos e da segurança assistencial, além de fortalecer o trabalho e a comunicação em equipe.

Fruto do programa de projetos Valor para Saúde, projeto Jornada do Paciente Internado, a ferramenta consiste em encontros diários, com duração máxima de cinco minutos, entre a equipe multidisciplinar envolvida no atendimento ao paciente internado na instituição. Na ocasião, são discutidos riscos e pendências, de modo a antever e/ou identificar possíveis problemas relacionados à segurança e qualidade da assistência ofertada ao paciente.

“O Safety Huddle é o momento para a equipe multidisciplinar detectar e ao mesmo tempo solucionar pendências que podem impactar na qualidade da assistência e no giro de leito, proporcionando também interação entre as equipes. Desde a implantação da ferramenta notamos uma mudança de comportamento nos profissionais, que se mostram mais atentos aos riscos e comprometidos com as soluções dos mesmos”, ressaltou a enfermeira e líder da ferramenta no Crer, Ludmilla da Paixão Pacheco Honorato.

Outro ganho obtido com a implantação da ferramenta é a redução, em cerca de 50%, do tempo médio de permanência do paciente internado no Posto 3 da instituição. Em fevereiro o indicador registrou 12,2 dias de média, enquanto em julho deste ano, a média foi de 6,5 dias de internação na unidade de saúde.

“Reduzir com segurança o tempo de permanência do paciente no hospital é uma desafio com dois resultados principais: devolve a pessoa para o conforto e segurança dos seu lar, local mais apropriado para a recuperação da sua saúde, e aumenta a oferta de leitos e serviços para a população, contribuindo para minimizar a espera por serviços de saúde, que é um grande gargalo da rede pública de saúde”, ressaltou o diretor Técnico de Reabilitação do Crer, Dr. Ciro Bruno Silveira Costa.

Ferramenta
Realizado de segunda a sexta-feira, o Safety Huddle acontece nos três postos de internação da instituição. Compõem o encontro os seguintes profissionais: médico, enfermeiro, fisioterapeuta, nutricionista, terapeuta ocupacional, psicólogo, farmacêutico, fonoaudiólogo, assistente social, técnico em enfermagem, técnico em farmácia, condutor, encarregado da hotelaria e profissional do Núcleo Interno de Regulação.

Norteados por um formulário orientador, disponível na Intranet, as reuniões de Safety Huddle potencializaram a visão sistêmica dos profissionais quanto ao gerenciamento de riscos. Segundo o encarregado de Hotelaria do Crer, Marcelo Augusto Alves de Oliveira, a comunicação efetiva entre as equipes cadencia o trabalho em prol da eficiência e qualidade do serviço prestado.

“O Safety Huddle contribui muito com o serviço de higienização, por exemplo, já que a partir da comunicação entre as equipes, conseguimos planejar estrategicamente o trabalho de limpeza terminal dos leitos, otimizando assim a admissão de um novo paciente que aguarda para ser internado”.

Dentre os assuntos discutidos durante os encontros está a previsão de alta do paciente, Projeto Terapêutico Singular (PTS), pendência de laudo de exames e abertura de protocolo de SEPSE.

A implantação do Safety Huddle teve como piloto o Posto 3 de internação, estendendo-se, gradativamente, aos Postos 1 e 2 da unidade.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

Contato
AGIR AGIR
Fone: (62) 3995-5406
Av. Olinda com Av. PL3, Qd. H4 Lt 1,2,3 Ed. Lozandes Corporate Design, Torre Business, 20° Andar, Parque Lozandes.
Goiânia - Goiás
CEP: 74884-120
agir@agirgo.org.br
CRER CRER
Fone: (62) 3232-3232 / 3232-3000
Av. Vereador José Monteiro, 1655, St Negrão de Lima.
Goiânia - Goiás
CEP: 74653-230
crer@crer.org.br
HDS HDS
Fone: (62) 3717-0101
GO 403, Km 08, Colônia Santa Marta.
Goiânia - Goiás
CEP: 74735-600
consultas@hds.org.br
HUGOL HUGOL
Fone: (62) 3270-6300
Av. Anhanguera, 14527 - St. Santos Dumont.
Goiânia - Goiás
CEP: 74463-350
hugol@hugol.org.br
HCAMP HCAMP
Fone: (62) 3602-0735
Av. Bela Vista, 2.333 - Parque Acalanto.
Goiânia - Goiás
CEP: 74863-025
seger.hcamp@agirsaude.org.br
HCN HUGOL
Fone: (62) 3270-6300
Galdino Moreira de Souza, nº 1230
Residencial Jardim Eldorado
Uruaçu - Goiás
CEP: 76400 - 000
hcn@hcn.org.br

Sigam nossas redes sociais

Fechar Menu