Ferramenta TIMERS para avaliação de lesão


Feridas crônicas têm impactos na qualidade de vida dos pacientes e nos custos do serviço de saúde. Avaliar e tratar adequadamente essas lesões têm grande impacto no na qualidade de vida do paciente. O microambiente das feridas crônicas difere grandemente das feridas agudas, e desta forma, uma abordagem específica é necessária. Em 2003 surge o conceito preparo do leito da ferida, que se configura em um algoritmo de avaliação e tratamento de feridas, especialmente as crônicas, denominado TIME.

Carga Horária: 10 horas
Data Inicial: 01/08/2023
Data Final: 20/10/2024

Saiba Mais

Valor do Curso: R$ 540,00

Relevância do Assunto: É  necessário atualizar a equipe multiprofissional que lida no cuidado de pacientes com feridas, para uma abordagem mais assertiva, potencializando a cicatrização e fornecendo assim, melhor qualidade de vida aos pacientes e reduzindo os custos dos serviços de saúde

Competências desenvolvidas: 

- Reconhecer as diferenças entre o microambiente das feridas agudas e crônicas

- Identificar as diferenças na cicatrização de feridas agudas e crônicas

- Conhecer a evolução do algoritmo TIME para TIMERS

- Ser capaz de avaliar feridas utilizando a ferramenta TIMERS

- Ser capaz de indicar produtor orientados pela ferramenta TIMER

Público-Alvo: Médicos, enfermeiros e equipes multiprofissionais que busquem aperfeiçoar seus conhecimentos sobre lesões e feridas crônicas.

Informações adicionais: Curso com carga horária de 10 horas, distribuído em 4 (quatro) horas de videoaula e 6 (seis) horas  de estudo dirigido, com disponibilização de material didático complementar.

- Cicatrização de feridas agudas e crônicas

- Algoritmo TIME e sua evolução

- TIMERS e o time multiprofissional no tratamento de feridas

Dr. Hélio Galdino Júnior

Graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de Goiás - UFG, Especialista em enfermagem no controle das infecções hospitalares. Mestrado e doutorado em Medicina Tropical e Saúde Pública pela UFG, com área de concentração em Imunologia. É professor adjunto na faculdade de enfermagem e do Programa de Pós Graduação em Enfermagem da UFG. Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisa de Enfermagem em Prevenção e Controle de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde - NEPIH, e da Rede Goiana de Pesquisa em Avaliação e tratamento de feridas.

Maiores informações quanto ao valor e formas de pagamento, favor clicar em "Saiba mais" Em caso de dúvidas, fale com um dos nossos consultores: (62) 3995-5432 / 5428




Fale Conosco