Símbolo Acessibilidade

Acessibilidade

  Menu   Conteúdo   Busca   Mapa de site   Atalhos do teclado
  Fonte Maior   Fonte Menor   Fonte Padrão
  Contraste

Notícias

HDS


Pacientes moradores do HDS imersos em História: Visita ao Espaço de Memórias HDS Colônia Santa Marta


28 de março de 2024



Protagonistas de uma trajetória marcada por superação e resiliência, os pacientes moradores do Hospital Estadual de Dermatologia Sanitária Colônia Santa Marta (HDS), vivenciaram uma experiência única, por meio da Supervisão de Experiência do Paciente, os residentes visitaram o Espaço de Memórias HDS Colônia Santa Marta. Nessa visita, não foram apenas espectadores, mas verdadeiros protagonistas de suas próprias histórias.

Durante uma tarde, os pacientes contemplaram o espaço, que expõe uma rica coleção de itens e documentos que remontam à história da instituição e de seus moradores. Desde objetos cotidianos até registros fotográficos, cada peça conta uma parte essencial da trajetória da colônia e das pessoas que ali viveram.

Ao adentrarem o Espaço de Memórias, os pacientes foram envolvidos por uma atmosfera de nostalgia e descoberta. Entre risos e momentos de reflexão, puderam reconectar-se com o passado e ressignificar suas próprias vivências. "Foi emocionante ver tantas lembranças materializadas diante de nossos olhos. Cada item parecia contar uma história, e nós éramos parte dela", compartilhou o paciente morador, Adélio Ramos.

Apreciando os itens expostos com curiosidade e interesse, os pacientes mergulharam em um universo de memórias que transcendem o tempo e as circunstâncias. Mais do que uma simples visita, a experiência no Espaço de Memórias Colônia Santa Marta foi um convite à reflexão sobre identidade, pertencimento e respeito à história pessoal e coletiva.

“Essa iniciativa evidencia o compromisso com a humanização do cuidado e reconhecimento da história de vida de cada paciente. A visita ao Espaço de Memórias não apenas enriqueceu o cotidiano deles, mas também reafirmou a valorização da sua singularidade e dignidade”, afirma a Supervisora de Experiência do Paciente, Cledma Pereira Ludovico.

À medida que deixavam o espaço, os pacientes levaram consigo não apenas lembranças, mas também um profundo senso de pertencimento e gratidão. Em cada sorriso e troca de olhares, estava presente o entendimento de que, mesmo diante das adversidades, cada um é capaz de escrever sua própria história e encontrar significado em suas experiências.



5.JPG
4.JPG
3.JPG
2.JPG