Símbolo Acessibilidade

Acessibilidade

  Menu   Conteúdo   Busca   Mapa de site   Atalhos do teclado
  Fonte Maior   Fonte Menor   Fonte Padrão
  Contraste

Notícias

Hugol


Hugol alerta sobre os perigos da trombose


14 de outubro de 2021



No dia em que se comemora o Dia Mundial da Trombose, 13/10, o Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), unidade da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES), conscientiza seus colaboradores sobre a importância do Protocolo de TEV (tromboembolismo venoso) estabelecido na unidade, cuja participação da equipe multidisciplinar do hospital na aplicação do mesmo é essencial para o sucesso na prevenção. Foi preparada uma decoração temática, criação de painel com informações e dinâmicas.

“O TEV pode ser grave, mas a avaliação de risco e as ações preventivas são simples. Evitar esse acontecimento torna-se prioridade no Hugol. O nosso protocolo tem o objetivo de estratificar os pacientes quanto ao risco e estabelecer diretrizes que orientem a profilaxia para os pacientes internados”, relatou Erival Batista Santana, Supervisor Médico de Cirurgia Vascular da unidade.

A trombose é caracterizada pela formação ou desenvolvimento de um coágulo sanguíneo responsável por causar a obstrução e inflamação na parede do vaso, dificultando o fornecimento de sangue para o corpo. O Hugol aplica o Protocolo de Prevenção de Trombo Embolismo Venoso com o foco de instituir profilaxia aos pacientes internados. O termo tromboembolismo venoso inclui a trombose venosa profunda (TVP) e o tromboembolismo pulmonar (TEP).

“Aproveitamos a data para promover uma imersão dos colaboradores do Centro Cirúrgico no Protocolo de TEV, alertando sobre suas indicações e contra indicações. Também reforçamos as orientações para pacientes em pós-operatório, como: controle do peso, prática de atividade física e, principalmente, uso da meia compressiva para os que são recomendados”, relatou Mônica Ribeiro, enfermeira da unidade.