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Metodologia lean segue otimizando processos e serviços do Hugol


27 de junho de 2022



O Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), unidade da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES) aplica desde 2017 a metodologia Lean com o objetivo de otimizar seus processos e serviços para oferecer aos seus usuários a melhor experiência possível. 

O Lean tem como filosofia a padronização e a organização de processos. Na emergência da unidade, por exemplo, a partir da aplicação da metodologia observou-se uma redução no tempo médio de permanência do paciente, aumentando o giro de leitos e possibilitando uma assistência com maior qualidade, tendo como resultado o aumento da satisfação dos usuários e dos colaboradores atuantes na unidade.

Uma das estratégias do método Lean é o “5S” que presume uma organização sistemática e padronizada dos ambientes de trabalho. Os principais ganhos com a aplicação do 5S é a redução do desperdício, uma vez que o ambiente está pensado e organizado, facilitando o dia a dia dos profissionais. 

O Serviço de Faturamento da unidade realizou a aplicação do 5S em suas dependências, onde foi identificado diversas oportunidades de melhorias. “Primeiro identificamos tudo aquilo que ocupava espaço desnecessariamente e fizemos o descarte de forma correta, posteriormente organizamos todo o ambiente pensando no fácil acesso dos materiais. Além da otimização de todos nosso ambiente físico, a sensação de limpeza e organização contribuiu de forma positiva para todos os colaboradores que se comprometeram com a disciplina que a prática exige.” Afirmou, José de Arimatéia Junior, Supervisor de Faturamento do Hugol.