Símbolo Acessibilidade

Acessibilidade

  Menu   Conteúdo   Busca   Mapa de site   Atalhos do teclado
  Fonte Maior   Fonte Menor   Fonte Padrão
  Contraste

Notícias

HDS


HDS promove encontro familiar a paciente morador


28 de junho de 2022



O Hospital Estadual de Dermatologia Sanitária Colônia Santa Marta (HDS), por meio da Supervisão de Reabilitação da Residência Assistencial e Internação, proporcionou, na última quinta-feira (23/06), um reencontro muito especial entre o paciente morador Joaquim Vieira e os seus familiares.

O encontro, marcado por muita emoção, contou com a presença da mãe adotiva do paciente, a Sra. Delza Dias de Araújo, 76. Também participou do momento, a irmã do Joaquim, a Sra. Judite Dias. A supervisora Cledma Pereira Ludovico conta que a visita estava restrita devido à pandemia da Covid 19, por esta razão o paciente estava há quase dois anos sem ver a família. "Essa mãe ficou sem vê-lo durante todo o período pandêmico, e com intuito de promover um momento de união fazendo com que todos se sintam acolhidos, organizamos uma receptividade com direito a um lanche especial", explica.

Morador do HDS há mais de 25 anos, Joaquim tem uma história de vida marcada pela superação e resiliência, que começa lá na infância. A mãe adotiva conta que Joaquim ficou órfão na infância e foi acolhido por ela e pelo o marido. E, na juventude, ao apresentar sintomas de hanseníase, Joaquim precisou ficar isolado do convivo social. “Foi muito difícil na época. Ele fez muita falta dentro de casa, mas, ao mesmo tempo, eu também pensava no alívio que seria para ele, pois receberia os cuidados necessários e ficaria curado”, afirma.

Delza Dias explica que após a internação, a batalha não seria apenas de Joaquim, mas também dela que orava pela cura e bem-estar do filho. E, mesmo após a cura, não cogitou a ideia de levá-lo de volta, pois na unidade de saúde ele recebe muito mais do que cuidados médicos, pois é acolhido e muito bem assistido 24h. “O Joaquim recebe aqui cuidados que provavelmente na minha casa não seria possível, aqui ele conta com o apoio de profissionais capacitados e dispostos a lhe dar o suporte na hora em que ele precisar, por isso todas às vezes que venho aqui saio de coração leve e tranquilo”, enfatiza.



2.JPG
1.JPG
2.JPG