Morte encefálica – doação e captação de órgãos é tema da 8º Reunião Científica do Hugol
O Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), unidade da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), realizou no dia 29 de junho a 8ª Reunião Científica da Supervisão de Ensino e Pesquisa (SUENPES) do hospital, com o tema: “Morte encefálica – doação e captação de órgãos”.
Os preceptores multiprofissionais da SUENPES iniciaram a reunião com uma aula contextualizando o tema, suas atualizações e apresentando um caso clínico do Hugol. Após, foi formada a mesa redonda composta pela Dr Gustavo Prudente, médico intensivista, Katiuscia Freitas, gerente da central estadual de transplantes, Lucijane Martins, supervisora da OPO e Coordenadora da CIHDOTT Hugol e Ronildes Vale, psicóloga.
Geovana Sôffa Rézio, supervisora da SUENPES e coordenadora da residência multiprofissional, que apresentou o evento e moderou a mesa redonda, relatou: “Nós como profissionais da saúde e conhecedores do assunto, temos um papel muito importante a nível social para levarmos as informações aos nossos familiares e amigos, esclarecendo e quebrando mitos. E a nível Institucional, precisamos de mais atitudes educativas sobre o tema com os profissionais da áreas de saúde, de modo a permitir que tenhamos profissionais com maior grau de conhecimento sobre todo o contexto que envolve a morte encefálica e o processo doação-captação de órgãos, uma vez que esse processo não admite falhas em nenhuma das etapas.”