Programa Dialoga Mais da Agir promove workshop de Inteligência Emocional
Aconteceu na última semana de junho o workshop “Inteligência Emocional e como fazer Gestão de Crises”, ministrado pela Psicóloga Deborah Vilela Martins e oferecido pelo programa institucional de Saúde Mental da Agir, Dialoga Mais.
Dentre os assuntos abordados no encontro, que ocorreu de forma virtual com colaboradores da Agir e unidades, destacamos os pilares da inteligência emocional, que são: autoconhecimento, autorregulação, empatia e habilidades sociais, seja na competência pessoal ou social, e a forma como cada um os vê e os executa.
O autoconhecimento pode ser definido como a “capacidade de reconhecer e entender suas próprias emoções”, habilidade fundamental para perceber de que forma nossas emoções se apresentam e com qual intensidade. A autorregulação é quando percebemos quando nossas emoções estão presentes e de que forma podemos lidar e gerenciá-las, inclusive no ambiente de trabalho. A empatia pode ser entendida como a capacidade de entender como as outras pessoas se sentem, nos colocando no lugar delas. E as habilidades sociais permitem que possamos interagir e termos sucesso em diversas situações.
Além disso, a palestrante apresentou o ciclo da ação de um indivíduo, e de que forma nossas crenças, emoções e repertório de experiências são fundamentais para nossas decisões e atitudes do cotidiano, também aplicadas ao ambiente de trabalho.
O programa Dialoga Mais busca em suas iniciativas oferecer qualidade de vida e bem estar aos profissionais da Agir e suas unidades de negócio. Ações como esta buscam, promover um ambiente de trabalho com mais qualidade de vida e proporcionar uma melhora na saúde mental de todos os colaboradores da instituição.