Símbolo Acessibilidade

Acessibilidade

  Menu   Conteúdo   Busca   Mapa de site   Atalhos do teclado
  Fonte Maior   Fonte Menor   Fonte Padrão
  Contraste

Notícias

AGIR


Agir implanta solução para evitar falhas de segurança


26 de setembro de 2022



A Associação de Gestão, Inovação e Resultados em Saúde (Agir), organização social sem fins lucrativos, que faz a gestão de hospitais públicos no Estado de Goiás, possui um sistema operacional que registra cerca de 60 mil acessos mensais, entre os quais uma parte é realizada por seus colaboradores e a outra por usuários externos. E, para garantir maior segurança e estabilidade dos sistemas, a equipe da instituição contratou a Nublify, que oferece soluções para evitar falhas de segurança e inconsistências nas rotinas de backup.

"Nossa busca foi totalmente motivada pelos movimentos naturais da transformação digital. Sabemos o quanto a tecnologia adquiriu um papel primordial nos negócios, apoiando na tomada de decisões, na definição de estratégias mais certeiras e no acompanhamento de resultados. Já era hora de termos uma infraestrutura e aplicações WEB mais disponíveis, escaláveis e menos suscetíveis a falhas", destaca Kelvin Cantarelli dos Santos, gerente Corporativo de TI da Agir.

Sob a orientação dos especialistas da Nublify, a Agir optou por migrar a carga de trabalho computacional do ambiente local para a cloud computing por meio da solução de computação em nuvem pública da AWS. No total, após a definição do escopo, foi necessário apenas um mês para implementação da parte de infraestrutura de redes e comunicação. Na sequência, foram mais seis meses para a migração das máquinas. "Essa segunda etapa foi um pouco mais longa porque optou-se por refazer todas as configurações das aplicações e dos sistemas operacionais com o objetivo de otimizar, melhorar performance e reduzir custos", explica Fábio Lucinari, CEO da Nublify.

Como benefícios imediatos dessa jornada de transformação digital, Lucas Paula da Silva, superintendente Executivo da Agir, destaca a melhoria dos padrões de segurança dos dados, o aprimoramento das ações de backups e a maior disponibilidade das aplicações WEB da Agir, que refletem diretamente na entrega de um melhor serviço às pessoas atendidas pela Agir. "A migração assegura ainda que não existam períodos de inoperância decorrentes de problemas no servidor físico, como quedas de energia", reforça.

Com o ambiente em nuvem em pleno funcionamento, agora a Agir estuda os meios e os benefícios de aperfeiçoar e explorar a nuvem AWS. "Queremos, cada vez mais, nos beneficiarmos de serviços mais modernos e práticas mais eficientes, como o DEVOPS", conta Cantarelli. "Nosso objetivo é aumentar a capacidade da nossa área de TI de distribuir aplicações e serviços de maneira mais ágil e otimizada, aperfeiçoando e automatizando processos de desenvolvimento de software e gerenciamento da infraestrutura".