HDS promove tarde recreativa aos pacientes moradores
Em alusão ao Dia do Internacional do Idoso, comemorado no dia 1º de outubro, o Hospital Estadual de Dermatologia Sanitária Colônia Santa Marta (HDS) realizou uma tarde recreativa para os pacientes moradores. A ação, organizada pela Supervisora de Reabilitação, Cledma Pereira Ludovico, faz parte do atendimento humanizado e visa propiciar um momento de lazer e descontração na rotina dos pacientes, que contam com suporte 24h.
Durante o evento foram realizadas diversas brincadeiras com direito a premiação. "Ganhei um perfume, agora vou andar muito cheiroso", afirmou o paciente Joaquim Vieira.
Muito além de uma atividade recreativa, é uma ação que também auxilia na socialização. "É uma ação que faz com que eles se sintam ativos. No primeiro momento falamos da beleza que é chegar na terceira idade sabendo viver melhor. Viver por mais tempo é um desejo que todos têm e, acima de tudo, viver com qualidade de vida e aproveitando o melhor que a vida pode oferecer", explica a Supervisora Cledma.
Cledma ressalta ainda que saber envelhecer é também uma luta diária, é preciso fazer valer o direito de cidadania, desfrutando de cada conquista e de cada amanhecer. "A “velhice” não é uma doença e sim um processo normal do desenvolvimento humano. Viva o envelhecer", destaca Cledma.
De acordo com dados do IBGE, de 2020, os idosos representam 14,3% da população total do País. A Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa direciona para um modelo de saúde voltado para o cuidado, com foco na recuperação e promoção da autonomia e independência.