Crer realiza ação educativa em alusão ao Dia Internacional das Pessoas com Deficiência
O Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo – Crer, uma unidade da Secretaria do Estado da Saúde de Goiás, promoveu no último dia 02 de dezembro uma ação educativa, profissionais do Crer prepararam uma programação especial com a realização de um circuito de atividades de vivência pelos setores do hospital, que simulavam os desafios vivenciados pela pessoa com deficiência. O principal objetivo dessa ação é ampliar a acessibilidade e a inclusão dessas pessoas na sociedade.
O Crer é referência nacional no atendimento à pessoa com deficiência, e é reconhecido pelo Ministério da Saúde como Centro Especializado em Reabilitação (CER) IV, por sua atuação na reabilitação das pessoas com deficiência física, auditiva, visual e intelectual
Para a fisioterapeuta do Crer e uma das organizadoras da programação, Wanessa Pereira Nascimento Alves, o atendimento humanizado e multiprofissional presente no conceito da assistência médica praticada na unidade, reforça e engaja a luta da instituição por uma sociedade mais inclusiva.
“É importante informar as pessoas sobre o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, e vivenciar na prática uma deficiência física, auditiva e visual, gerando conscientização, compromisso e ações que promovam os direitos das pessoas com deficiência”, afirma.
A programação envolveu colaboradores, usuários e acompanhantes da instituição para participarem das atividades de vivência.
“A proposta de vivenciar as deficiências foi muito interessante, nos faz refletir as dificuldades e limitações enfrentadas pelas pessoas com algum tipo de deficiência. E cada vez mais precisamos trabalhar a equidade em todos os ambientes. Um momento de se colocar no lugar do outro e promover a conscientização das pessoas”, explica a analista de qualidade do Crer, Juliana Carvalho de Lima, que participou do circuito de atividades de vivência.


