Hugol conscientiza sobre a importância da doação de órgãos
No mês do Setembro Verde, o Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES), conscientizou seus colaboradores sobre a importância de ser um doador de órgãos e tecidos, como parte das ações da campanha nacional relativa ao tema. Além de orientar seus funcionários, a unidade buscou também conscientizar a população sobre a doação de órgãos, com live realizada no dia 23 com o tema “Doação de órgãos: O cenário atual de Goiás e a experiência do Hugol”.
“Existe uma fila invisível aos olhos: a fila de pacientes aguardando por um transplante. É motivada por ela que precisamos nos conscientizar e sensibilizar profissionais da saúde e a população em geral para que comuniquem suas famílias sobre o desejo de se tornar um doador de órgãos. O direito de escolha quanto a doação cabe a família, e é através do sim que podemos fazer do nosso trabalho uma chance de salvar a vida de alguém. Terminamos o Setembro Verde com a Gratidão do Dever cumprido e com foco na vida!”, relatou Lucijane Martins, Supervisora da OPO/Hugol, que é responsável por acompanhar e auxiliar no processo de doação na unidade.
De janeiro até agosto desse ano, já foram realizadas no hospital captações de órgãos e tecidos de 25 doadores, sendo coração, rins, fígados, córneas e pâncreas, que representaram uma oportunidade de nova vida para até 86 pacientes.
O Diretor Geral do hospital, Hélio Ponciano Trevenzol, acredita que o atendimento humanizado é um dos principais fatores para o sucesso em se obter essa alta taxa de consentimento familiar para a doação: “Entendemos que o acolhimento humanizado recebido pelos pacientes e familiares no Hugol contribui para uma maior compreensão e sensibilidade quanto ao tema da doação de órgão, ocasionando em mais chances para salvar vidas”.


