HDS celebra nove anos de gestão Agir
O Hospital Estadual de Dermatologia Sanitária Colônia Santa Marta (HDS), uma unidade da Secretaria de Estado da Saúde (SES), realizou nesta quarta-feira, 14 de dezembro, a celebração do aniversário de nove anos sob a gestão da Associação de Gestão, Inovação e Resultados em Saúde (Agir). Para a diretora-geral do HDS, Lívia Evangelista da Rocha Aguilar, essa data serve para reforçar as conquistas e a satisfação pelas metas alcançadas.
“Hoje estamos com a capacidade máxima do atendimento do SAD (Serviço de Atenção Domiciliar), com 120 pacientes atendidos mensalmente. A UCP (Unidade de Cuidados Prolongados) possui 15 leitos para internação. Sabemos das nossas limitações, mas também o quanto já evoluímos e seguimos avançando e esses números são reflexo desse processo de evolução contínua e focado na prestação de um serviço de qualidade para os nossos pacientes.” A médica também pontuou o trabalho dos profissionais da unidade com os pacientes moradores. “Diante de tantas mudanças, nós não descuidamos dos nossos pacientes moradores, que tiveram toda a assistência necessária e que estão retomando as atividades que tiveram restrições durante o período de pandemia”, destacou Lívia.
Durante o encontro, Claudemiro Euzébio Dourado, superintendente administrativo e financeiro da Agir, destacou que o HDS ganhou um protagonismo muito grande nos últimos anos. “Vocês que trabalham aqui, com amor e muita entrega, merecem todo o reconhecimento pelos resultados.” O superintendente reforçou ainda a transformação do HDS durante a gestão da Agir e que toda a evolução do serviço ofertado na unidade é motivo de orgulho para a organização.
À oportunidade, Claudemiro deu as boas-vindas ao novo diretor administrativo e financeiro do HDS, André Alves dos Santos, anunciado para o cargo durante a celebração. “O André é uma pessoa experimentada, tanto a nível de gestão municipal, como estadual. É um gestor que conhece bastante de conceito, prática, custo, orçamento, planejamento, então eu tenho certeza de que teremos muito trabalho pela frente”, afirmou o superintendente.
André reforçou que está muito orgulhoso e feliz em poder somar com o trabalho que vem sendo realizado no HDS. “Sei que aqui já têm alguns que estão há mais tempo, outros estão chegando agora, como eu, e quero poder ajudar com meu conhecimento, aprender também, para que, juntos, possamos desenvolver muitos projetos.” André é graduado em Ciências Econômicas, pós-graduado em Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde e mestrando em Saúde Coletiva.
Vocação para cuidar
A gerente médica da unidade, Loiane Moraes Victoy, reafirmou o papel dos colaboradores para os resultados positivos obtidos no HDS. “Estamos sempre buscando fazer o melhor com os recursos que temos. Cada um aqui tem seus talentos, suas habilidades, e muitas vezes nos pegamos fazendo comparações com os outros, e isso pode nos trazer uma carga de desânimo, então, hoje eu quero convidar vocês a fazer um exercício para sempre olhar para aquilo que somos bons, naquilo que é o nosso perfil, naquele paciente idoso que nós vamos cuidar da melhor forma, para encher nosso coração de motivação e alegria”, disse a médica.
A técnica de saúde bucal, Beatriz Batista de Souza, trabalha no HDS há oito anos e contou que se sente parte da história da unidade saúde. “Eu aprendi muito desde que comecei a trabalhar aqui, têm crianças que comecei acompanhar bem pequenas, e que estão conosco até hoje. Temos pacientes que vêm de vários lugares diferentes do estado, os próprios residentes aqui do HDS, todos tratados com muita qualidade. Eu sou muito suspeita para falar porque sou uma admiradora do trabalho que a Agir faz aqui no HDS, pessoas que realmente têm vocação para cuidar de vidas”, afirma Beatriz.







