Símbolo Acessibilidade

Acessibilidade

  Menu   Conteúdo   Busca   Mapa de site   Atalhos do teclado
  Fonte Maior   Fonte Menor   Fonte Padrão
  Contraste

Notícias

CRER


Inclusão: Crer celebra o dia do deficiente visual com palestra


19 de dezembro de 2022



Em celebração ao Dia do Deficiente Visual, comemorado no dia 13 de dezembro, o Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo – Crer, uma unidade da Secretaria do Estado da Saúde de Goiás, realizou uma palestra especial, com foco no respeito, inclusão e conscientização da sociedade sobre o tema. O evento contou com a participação de colaboradores, pacientes e acompanhantes do hospital.

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE, censo de 2010, 18,6% dos brasileiros possuem algum tipo de deficiência visual. Desse total, 6,5 milhões apresentam deficiência visual severa, sendo que 506 mil têm perda total da visão, 0,3% da população, e 6 milhões, 3,2%, possuem grande dificuldade para enxergar.

“A palestra nos deu a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a importância de falar sobre a deficiência visual e a inclusão. Expor as barreiras e limitações que os pacientes podem vencer, e que nós enquanto terapeutas podemos ter um papel essencial nessa trajetória sendo auxílio para o paciente e família, direcionando o caminho para que eles obtenham sucesso. O deficiente visual enxerga além da visão, ele vê com o coração”, explica a fisioterapeuta da clínica visual do Crer, Pollyana Silva Brito.

A palestra foi ministrada pelo presidente da Associação dos Deficientes Visuais de Goiás - ADVEG, Deni Carlos, para ele a data é de extrema importância, pois proporciona visibilidade sobre temas que impactam diretamente a vida de um deficiente visual.

“Nesta data temos mais espaço para discutir sobre acessibilidade, seja ela digital ou urbana, discutir direitos e todas as barreiras que permeiam e dificultam nosso acesso e convivência em sociedade, falamos sobre igualmente em todos os campos de nossas vidas. Agradeço muito ao Crer pelo convite, por poder compartilhar minha história de superação de todas as barreiras ao longo dos anos, agradeço minha família por todo apoio e a todos os profissionais que atuam na reabilitação e readaptação das pessoas com deficiência visual, instituições como o Crer tem papel primordial em proporcionar mais cidadania com respeito e igualdade todos”, explicou.