Símbolo Acessibilidade

Acessibilidade

  Menu   Conteúdo   Busca   Mapa de site   Atalhos do teclado
  Fonte Maior   Fonte Menor   Fonte Padrão
  Contraste

Notícias

Hugol


Hugol otimiza checagem de medicamentos ofertados aos pacientes


9 de janeiro de 2023



Com foco na segurança do paciente a Associação de Gestão, Inovação e Resultados em Saúde (Agir), implantou o processo de checagem beira-leito no Hospital Estadual de Urgências Otávio Lage de Siqueira (Hugol). O processo envolve a utilização de dispositivos móveis que possibilitam a checagem de medicamentos a beira-leito, fortalecendo a administração dos medicamentos e qualificando a segurança do paciente.

Leonan Dantas, analista da Tecnologia da Informação (TI) do Hugol, afirma que o uso desses aparelhos possibilita a mitigação de erros na prescrição e administração de fármacos, o que resulta em maior segurança nos procedimentos. “O processo de checagem beira-leito é primordial para a unidade, principalmente pelo seu caráter inovador e tecnológico, o que propicia de forma simples e didática o propósito do Hugol de cuidar de vidas”, aponta.

Para Alyne Freitas, coordenadora do serviço de enfermagem das internações adulto. "Por meio do projeto, a enfermagem consegue realizar com segurança a administração de medicamentos respeitando os nove acertos na administração segura de medicamentos. O projeto também possibilitou uma melhor interação entre os serviços e setores, fortalecendo o entendimento sobre os processos que são executados durante todo o processo", afirma. “Esse recurso melhora ainda a experiência de internação, otimiza o trabalho dos profissionais e fortalece a segurança do paciente”, reforça a coordenadora.