Símbolo Acessibilidade

Acessibilidade

  Menu   Conteúdo   Busca   Mapa de site   Atalhos do teclado
  Fonte Maior   Fonte Menor   Fonte Padrão
  Contraste

Notícias

Hugol


Hugol recebe visita para manutenção do certificado de excelência


30 de janeiro de 2023



O Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), unidade da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), recebe nesta segunda-feira, 30, a visita de manutenção do certificado de Acreditação com Excelência, nível 3, a mais alta certificação de qualidade hospitalar atribuída pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). A avaliação acontece até 1 de fevereiro e é realizada pelas profissionais da Fundação Carlos Alberto Vanzolini (FCAV). 

Segundo Rosana Maria Passos Ribeiro Medeiros, avaliadora da FCAV, o objetivo da visita é buscar as conformidades em relação à gestão e à segurança do paciente. “Viemos hoje fazer uma manutenção de nível 3 de certificação da ONA, uma acreditação bastante importante, ela representa excelência na gestão. Nossa expectativa é muito boa, estamos aqui, em um primeiro momento, escutando as lideranças, olhando protocolos e indicadores. Aparentemente serão três dias de sucesso de trabalho para ambos os lados”, diz.

A gerente de qualidade Thaisa Cristina Afonso, diz que a preparação para receber a visita das avaliadoras é constante. “Nosso preparo acontece a partir do momento em que a última visita é encerrada, nesse caso, desde o ano passado. Foram muitos treinamentos, muitas revisões de processos, muitas horas dedicadas para que possamos garantir a qualidade e o nível de excelência frente à ONA. A nossa expectativa é garantir o nível três. O resultado sai na próxima quarta feira e estamos ansiosos para realmente validar a nossa certificação, afirma. 

Atualmente o Hugol é o único hospital do país que é 100% SUS e com capacidade acima de 500 leitos com acreditação ONA 3, conquistada em 2022.

Para ser Nível 3 – Acreditado com Excelência, como o Hugol, a organização precisa atender a três critérios: cumprir ou superar, em 90% ou mais, os padrões de qualidade e segurança; cumprir ou superar, em 80% ou mais, os padrões de gestão integrada; e cumprir em 70% ou mais, os padrões de Excelência em Gestão, demonstrando uma cultura organizacional de melhoria contínua com maturidade institucional.