Hugol recebe visita para manutenção do certificado de excelência
O Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), unidade da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), recebe nesta segunda-feira, 30, a visita de manutenção do certificado de Acreditação com Excelência, nível 3, a mais alta certificação de qualidade hospitalar atribuída pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). A avaliação acontece até 1 de fevereiro e é realizada pelas profissionais da Fundação Carlos Alberto Vanzolini (FCAV).
Segundo Rosana Maria Passos Ribeiro Medeiros, avaliadora da FCAV, o objetivo da visita é buscar as conformidades em relação à gestão e à segurança do paciente. “Viemos hoje fazer uma manutenção de nível 3 de certificação da ONA, uma acreditação bastante importante, ela representa excelência na gestão. Nossa expectativa é muito boa, estamos aqui, em um primeiro momento, escutando as lideranças, olhando protocolos e indicadores. Aparentemente serão três dias de sucesso de trabalho para ambos os lados”, diz.
A gerente de qualidade Thaisa Cristina Afonso, diz que a preparação para receber a visita das avaliadoras é constante. “Nosso preparo acontece a partir do momento em que a última visita é encerrada, nesse caso, desde o ano passado. Foram muitos treinamentos, muitas revisões de processos, muitas horas dedicadas para que possamos garantir a qualidade e o nível de excelência frente à ONA. A nossa expectativa é garantir o nível três. O resultado sai na próxima quarta feira e estamos ansiosos para realmente validar a nossa certificação, afirma.
Atualmente o Hugol é o único hospital do país que é 100% SUS e com capacidade acima de 500 leitos com acreditação ONA 3, conquistada em 2022.
Para ser Nível 3 – Acreditado com Excelência, como o Hugol, a organização precisa atender a três critérios: cumprir ou superar, em 90% ou mais, os padrões de qualidade e segurança; cumprir ou superar, em 80% ou mais, os padrões de gestão integrada; e cumprir em 70% ou mais, os padrões de Excelência em Gestão, demonstrando uma cultura organizacional de melhoria contínua com maturidade institucional.