Símbolo Acessibilidade

Acessibilidade

  Menu   Conteúdo   Busca   Mapa de site   Atalhos do teclado
  Fonte Maior   Fonte Menor   Fonte Padrão
  Contraste

Notícias

CRER


Pintor anapolino faz intervenção artística no setor de equoterapia do Crer


7 de fevereiro de 2023



Painel de 94m² foi inaugurado nesta terça-feira, 7 de fevereiro, com a presença de colaboradores e pacientes da unidade

 

Colaboradores e pacientes do Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo - Crer, uma unidade da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), se reuniram nesta terça-feira, 7 de fevereiro, para inaugurar uma intervenção artística do pintor João Pedro Lima Ribeiro. Natural de Anápolis (GO), JPê, como é conhecido, transformou o centro de equoterapia do Crer com a criação de um mural com elementos do Cerrado que trouxeram nova vida ao espaço. 

Para pintar o painel de 94m² no setor de equoterapia do Crer, JPê utilizou elementos do Cerrado como o fruto do pequizeiro, flores de ipê amarelo, além de pássaros e cavalos, para reforçar o trabalho terapêutico que é feito com crianças e adultos com apoio dos animais. “Esse é o maior painel que já pintei sozinho e gosto bastante de usar esse tema porque acredito que a gente tem que retratar elementos que estão presentes no nosso dia a dia.” 

O artista conta que esse é o primeiro trabalho que ele faz em uma unidade de saúde e fala da satisfação de saber que sua arte irá contribuir para recuperação de pacientes. “Estou feliz demais com o resultado desse painel. Saber que meu trabalho vai contribuir para o tratamento de tantas pessoas me deixa orgulhoso, principalmente pelo retorno positivo que tenho recebido dos pacientes e colaboradores.” 

Equoterapia 

Pioneiro no serviço de equoterapia, o Crer soma mais de 200 mil atendimentos na unidade desde a implantação em 2004. A supervisora de Terapias de Apoio, Karla Lorena Mendonça Campos, destaca que o Crer é hoje a única instituição do governo do Estado a oferecer esse tipo de atendimento em Goiás. “A equoterapia tem um papel fundamental na recuperação de muitos pacientes, e no Crer, nós proporcionamos aos pacientes um atendimento individualizado, em um local totalmente diferente do ambiente hospitalar, que traz vários benefícios por ser um método terapêutico que emprega o cavalo como agente promotor de melhorias de nível físico e intelectual”, explica a supervisora.  

Karla pontua que a equoterapia é indicada para pacientes com alguma doença que compromete a parte motora e/ou psíquica, como crianças com paralisia cerebral, síndrome de Down, autismo, entre outras. “No caso de pacientes adultos o tratamento é indicado para quem tem uma lesão medular, trauma cranioencefálico e acidente vascular cerebral, por exemplo.” Os atendimentos são realizados por profissionais qualificados e com formação nas áreas de fisioterapia, terapia ocupacional, fonoaudiologia e psicologia.

A profissional destaca os benefícios que a intervenção artística trará para o tratamento dos pacientes. “A  pintura do mural trouxe uma alegria imensa ao picadeiro, antes era uma parede sem vida, e que agora se transformou, com os desenhos incríveis realizados pelo JPê. Além de deixar o espaço da equoterapia mais bonito, a arte tem a capacidade de promover benefícios para a saúde física e mental e será um auxílio valoroso no atendimento dos nossos pacientes", afirma. 

Para o paciente Matheus Luz da Silva, 27 anos, todos hospitais deveriam ter obras de arte tão lindas como a que foi pintada no setor de equoterapia do Crer. “Aqui é um lugar que além de trabalhar nossa parte física, também trabalha a mentalidade, e o painel melhorou ainda mais o ambiente. Antes do acidente que sofri em 2021, eu trabalhava em Piracanjuba em uma fazenda, então só me trouxe lembranças boas.” Matheus relata que veio encaminhado de outra unidade para o Crer. “Cheguei aqui de cadeira de rodas e graças ao atendimento que recebi aqui estou andando. Sou muito grato a todos que cuidaram e cuidam de mim aqui”, disse. 

Marcelo Eduardo Gomes dos Santos, 15 anos, também é paciente do Crer e iniciou o tratamento com equoterapia há cerca de mês. Ele conta que acompanhou JPê pintando o mural e que gostou muito dos  cavalos. “Ficou muito mais bonito e aconchegante.” Marcelo e Matheus fizeram questão de posar para fotos no novo painel. 



IMG_2254.JPEG
IMG_2623.JPEG
IMG_2605.JPEG
IMG_2589.JPEG
IMG_2557.JPEG