Núcleo de Epidemiologia do Hugol recebe certificado de reconhecimento
Os profissionais do núcleo de Epidemiologia do Hospital Estadual Otávio Lage de Siqueira (HUGOL) receberam o certificado de reconhecimento concedido pela Secretaria de Estado de Saúde de Goiás (SES-GO), pelo excelente trabalho desenvolvido em oportunizar a resposta às Doenças/Agravos e Eventos de interesse a Saúde Pública (DAE) em Goiás.
O trabalho da Vigilância Epidemiológica hospitalar é extremamente importante, pois o conjunto de ações da equipe, proporciona o conhecimento e a detecção de mudanças nos fatores determinantes e condicionantes da saúde individual e coletiva, com a finalidade de recomendar e adotar as medidas de prevenção e controle das doenças transmissíveis, não transmissíveis e agravos à saúde.
O Hugol segue em conformidade com o art. 8, da Lei n° 6259, de 30 de outubro de 1975, seguindo a obrigatoriedade da notificação compulsória de doenças e agravos através da equipe assistencial de médicos, enfermeiros e demais profissionais de saúde, seguindo a lista nacional de notificação compulsória de doenças e agravos e eventos de saúde públicos em todo o território nacional, que foi atualizada em 2022, pela portaria GM/MS n°1.102, de 13 de maio de 2022.
O Núcleo de Epidemiologia do Hugol, detecta, investiga e notifica esses registros de suspeita ou confirmação de doenças/agravos ou evento de notificação compulsória que chega até seu conhecimento.
Segundo a enfermeira Ariana T. Santos, responsável pelo setor de epidemiologia da instituição, “a notificação realizada em tempo oportuno é extremamente importante para fins de medidas de intervenção pertinentes em caso de surtos e constitui como ferramenta para planejamento de ações de prevenção, controle, redução e erradicação de muitas doenças e agravos. Receber o reconhecimento da secretaria de Estado e Saúde, que as entregas dessas notificações estão sendo realizadas no prazo estabelecido pelo Ministério da Saúde é a sensação de que estamos no caminho certo no nosso propósito que é cuidar de vidas”, destaca.
O Nucleo de Epidemiologia do Hugol é composto pelos seguintes profissionais: Thaísa Afonso (Gerente da Qualidade), Ariana T. Santos (Enfermeira), Gabryella A. de Assis Oliveira, Marina Souza Galvão Fraga, Rayane de Souza Vaz, Rafaela Silva Souza Marques (Técnicas em Enfermagem) e Bruno Fernandes Dias (Auxiliar Administrativo).