Hugol realiza assembleia para implantação do Conselho Local de Saúde
Na última quarta-feira (08), o Hospital de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), unidade da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), realizou a assembleia para definir o processo eleitoral do Conselho Local de Saúde (CLS). Participaram do evento colaboradores, gestores e usuários do hospital, além de lideranças comunitárias da região Noroeste e integrantes dos Distritos Sanitário Oeste e Noroeste.
A assistente social do Distrito Sanitário Oeste e representante do Grupo de Apoio Distrital na Saúde (GADS), Maristela Neves Vieira Costa destacou que o evento foi muito importante pois “abriu espaço para que possa formar o Conselho Local de Saúde garantindo a participação social”. Ela diz que o público foi “muito participativo” e houve um “real envolvimento dos participantes”.
Segundo Viviane de Oliveira, ouvidora do Hugol, a criação do Conselho “para a sociedade era a oportunidade de ter contato social, com essa paridade de ter pessoas da comunidade envolvidas”. De acordo com a ouvidora, o Conselho “tem a responsabilidade de trabalhar em prol da melhoria da qualidade do serviço do SUS”.
O Conselho Local de Saúde foi criado pela lei complementar nº 18 de 18 de outubro de 1993 e regulamentado pelo decreto n° 926 de 9 de abril de 2012. Ele é composto por 50% de usuário do SUS, 25 % de trabalhadores da área da saúde e 25% de gestores e prestadores de serviço. Os conselheiros têm como atividades levantar as demandas da unidade de saúde, discutir, planejar e apresentar propostas para soluções de problemas, além de fiscalizarem os recursos e serviços prestados com a intenção de facilitar o acesso dos usuários aos serviços.