HDS promove ação educativa "Adorno Zero" para conscientizar profissionais
A ação, intitulada "Adorno Zero: mostre sua beleza natural", é realizada pela Comissão de Biossegurança do Hospital Estadual de Dermatologia Sanitária Colônia Santa Marta (HDS), visando reforçar para os profissionais a importância de não utilizarem adornos no ambiente hospitalar, para reduzir os riscos de infecção.
Os membros da comissão passaram por todos os setores da unidade e alertaram sobre os perigos do uso de acessórios durante a jornada de trabalho. “Os adornos usados em ambientes de saúde abrigam agentes patogênicos, aumentam o risco de infecção e comprometem a segurança dos pacientes. Isso porque eles dificultam a higienização adequada das mãos e de superfícies corpóreas”, explica a técnica de segurança do trabalho, Iara Cristina de Oliveira Rocha.
A campanha busca o cumprimento da Norma Regulamentadora (NR 32), que estabelece as diretrizes básicas para a implementação de medidas de proteção à segurança e à saúde dos trabalhadores dos serviços de saúde, bem como daqueles que exercem atividades de promoção e assistência à saúde em geral.
“É uma ação muito importante para nós, trabalhadores da saúde. O cumprimento da NR 32 visa garantir nossa segurança e de nossos familiares, evitando que agentes patogênicos sejam transportados para nossas residências. E, ao não utilizarmos adornos, podemos garantir também a segurança dos nossos pacientes. Devemos ter clareza que, o não uso de adornos no ambiente hospitalar ajuda a evitar acidentes físicos, químicos e biológicos, preservando a saúde de todos. Eu sou Assistente Social Hospitalar e sigo a NR 32”, afirma Ivanilda Bento.