Símbolo Acessibilidade

Acessibilidade

  Menu   Conteúdo   Busca   Mapa de site   Atalhos do teclado
  Fonte Maior   Fonte Menor   Fonte Padrão
  Contraste

Notícias

CRER


Análise Crítica de Indicadores é tema de treinamento no Crer


23 de fevereiro de 2023



Entre os dias 13 e 17 de fevereiro, profissionais do Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo - Crer, uma unidade da Secretaria do Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), participaram de mais um treinamento do Programa Qualidade na Prática. A capacitação foi realizada pela analista da Gerência de Qualidade, Dally Morais Souza Barros, em parceria com o estatístico Lucas Cândido, da Supervisão de Ensino e Pesquisa - Suenps, e abordou sobre a Análise Crítica de Indicadores - Treinamento Interact. 

Dally explica que a proposta do treinamento é fortalecer a análise crítica dos indicadores com os profissionais que executam esse gerenciamento pelo Interact, que é a ferramenta adotada pela Associação de Gestão, Inovação e Resultados - Agir, organização gestora do Crer, para gestão de processos na unidade. “Nós revisamos conceitos e apresentamos a metodologia de análise FCA (Fato-Causa-Ação), que deverá ser utilizada pelos colaboradores do Crer para realizar as análises críticas”, pontua. A metodologia FCA é uma ferramenta que tem por objetivo analisar a causa raiz do problema para que os profissionais envolvidos identifiquem os problemas depois de um resultado inesperado.

Para a Supervisora de Nutrição e Dietética do Crer, Marília Arantes Rezio, os treinamentos oferecidos pelo Setor de Qualidade da unidade são de extrema importância para orientação dos processos, divulgação dos documentos institucionais e padronização de condutas. “É um momento rico de aprendizado e troca de experiências com outros colaboradores, para alinhamento dos processos no setor. Durante a capacitação de Análise Crítica de Indicadores aprendemos como utilizar a ferramenta Interact para inserir novos indicadores, compilar dados de forma precisa também com apoio do estatístico da unidade, realizar análise dos indicadores de forma adequada e objetiva, por meio da aplicação da ferramenta FCA”, disse. 

O enfermeiro de referência na enfermaria de reabilitação e covid-19, Marco Antônio Nogueira Magalhães, participou da capacitação e destacou a importância da unidade oferecer treinamentos contínuos dos processos utilizados na rotina diária. “O treinamento trouxe cientificidade e maturidade aos colaboradores que gerenciam os indicadores, tendo em vista que uma boa análise crítica, além de demonstrar fielmente o cenário, é também determinante para implementação de planos de ação eficazes”, destacou.