Hugol realiza treinamento com o foco na experiência do paciente
Entender a experiência do paciente é essencial para um atendimento humanizado. Entre os dias 20 e 23 de fevereiro o Hospital de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), unidade da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), realizou o treinamento Experiência do Paciente, ministrado pela supervisora do Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD), Letticya Fernanda Pessoa de Oliveira.
O momento permitiu uma análise ampla sobre o assunto, além de avaliar os cuidados que respeitam as preferências, necessidades e valores individuais. Segundo Letticya essa metodologia reflete positivamente na qualidade do tratamento do paciente. “A experiência é formada pelos múltiplos pontos de contato entre equipe e paciente ao longo de sua jornada, incluindo os ambientes físico e virtual, a melhora na experiência resulta em pacientes mais felizes e satisfeitos, mais confiantes, mais engajados e pacientes mais engajados e atuantes alcançam melhores resultados clínicos conforme estudos realizados”, afirma.
De acordo com a supervisora, a evolução da metodologia e implementação das melhorias é um trabalho que deve ser realizado em conjunto com as equipes e perpassa por uma transformação cultural. A discussão soma à implementação da cultura de Feedback, gestão participativas e cadência de responsabilidades, bem como a Política de Gestão de cuidado desenvolvida pela Associação de Gestão, Inovação e Resultados em Saúde (Agir).