Símbolo Acessibilidade

Acessibilidade

  Menu   Conteúdo   Busca   Mapa de site   Atalhos do teclado
  Fonte Maior   Fonte Menor   Fonte Padrão
  Contraste

Notícias

HDS


Jornada das Heroínas: HDS ressalta o protagonismo feminino na saúde


8 de março de 2023



No mês alusivo à mulher, o Hospital Estadual de Dermatologia Sanitária Colônia Santa Marta (HDS) lança a série: Jornada das Heroínas, cujo objetivo é destacar o protagonismo das mulheres frente aos serviços de saúde. No Brasil, segundo o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), 65% dos seis milhões de profissionais do setor são do sexo feminino. No HDS elas representam 71% do quadro de profissionais. A temática, além de destacar o protagonismo, ressalta a valorização e a importância de cada uma para a unidade.

Mesmo diante dos desafios, as mulheres venceram obstáculos em diferentes épocas e sem dúvida, suas contribuições marcaram a história da saúde no Brasil e no mundo. No primeiro episódio da série, a unidade apresenta um resumo da jornada de algumas das mulheres que compõem as equipes do acolhimento, multiprofissional, administrativo e planejamento.

“Dentro da minha rotina de trabalho, visito diariamente os pacientes nos leitos fazendo a avaliação nutricional de cada um, determinando suas necessidades nutricionais, acompanhando a oferta alimentar para garantir que estejam recebendo sua alimentação de forma segura e eficaz para seu tratamento e faço educação nutricional também para os acompanhantes para que quando estiverem em casa possam continuar tendo uma alimentação de qualidade” depoimento da nutricionista Nathalia Cordeiro de Siqueira.

A profissional afirma ainda, que seu sentimento em atuar na área da saúde é de realização.  “Com o meu trabalho tenho a oportunidade de servir as pessoas cuidando da alimentação que é uma grande aliada da qualidade de vida, não só no sentido de nutrir o corpo mas também trazer conforto e bem estar”.

Para a assistente administrativa, Mirian de Souza Castro, fazer parte do HDS soma ao sentimento de felicidade. “Desde meu início profissional tive o desejo de trabalhar na área da saúde. Ao chegar ao HDS assumi o mesmo propósito de retribuir com amor e dedicação toda assistência que tenho ao longo desses anos com a saúde pública mesmo sendo assistente administrativa”.

E quando questionada sobre os objetivos de vida, Mirian enfatiza que tem o desejo de fazer graduação na área da saúde e poder elevar seus propósitos, sendo um deles, envolver mais com causas sociais. “A saúde pública é algo que faz parte do meu universo enquanto paciente e colaboradora”.

A trajetória de Keila Mota de Sousa começa quando ela escolheu o curso de psicologia e hoje, para ela, a satisfação profissional de poder ajudar as pessoas. “Hoje eu trabalho com avaliação de idosos com demência, e trabalhar com esse público tem sido uma paixão desde que entrei no HDS. Aprendo muito com cada paciente que atendo”, afirma.

No HDS, a rotina de trabalho da profissional começa às 7 horas da manhã, com atendimentos individuais e coletivos. “Também atendo os pacientes do Curativo, cada um com a sua demanda em relação ao autocuidado, à alimentação e à necessidade social”. Keila finaliza afirmando ter como paixão os filhos e viagens, que permitem que ela conheça lugares e culturas diferentes.

A força, a determinação, a perseverança e a sabedoria dessas mulheres, fazem toda a diferença no cuidado humanizado realizado na Unidade.



Heroína Nathalia Cordeiro.JPG
Heroína Mirian de Souza.JPG
Heroína Keila Mota.JPG
ARTE REDE HDS-04.png
ARTE REDE HDS-03.png
ARTE REDE HDS-02.png