HDS distribui mais de 300 sementes de Ipês em alusão ao dia da árvore
Ontem, 21 de setembro, foi comemorado o Dia da Árvore. E, para celebrar a data, com o objetivo de tornar o meio ambiente cada vez mais colorido, o Hospital Estadual de Dermatologia Sanitária e Reabilitação Santa Marta (HDS), distribuiu durante todo o dia, sementes de Ipês branco, amarelo, roxo e rosa para pacientes e colaboradores. A ação foi organizada pela Supervisora de Reabilitação Psicossocial, Cledma Pereira Ludovico de Almeida, que percorreu todos os setores da unidade entregando as sementes da planta. A profissional distribuiu mais de 300 sementes.
Durante a ação, Cledma explicou sobre a germinação da semente e ressaltou a importância do cuidado com o meio ambiente. “É como as nossas relações, tem que ser cuidada com esmero e muito amor. Aproveitem o ensejo da semente e plantem amor nas suas vidas e na vida de todos com os quais convivem. E usem essa sementinha para plantar uma árvore linda, que deixará nossa vida mais colorida”.
A árvore do ipê, no período de floração, tem uma característica peculiar, as folhas caem para dar lugar as flores de cores variadas, sendo elas, branca, roxo, amarelo, rosa e verde. Cores que embelezam a paisagem do país. Elas costumam florir meses diferentes, ipê-roxo flore entre junho e julho, ipê-amarelo nos meses de julho e agosto, já o ipê-rosa flore no final de agosto e o ipê-branco no mês de setembro.
Os pacientes moradores também participaram da atividade, com o apoio da equipe multiprofissional e jardinagem, realizaram o plantio de diversas mudas de plantas e para cada uma deram seu nome. “Agora tenho uma árvore com meu nome”, afirmou a paciente moradora, Messias Pereira.
“Esse momento é importante porque resgata a esperança e tem tudo a ver com a história dos pacientes moradores, pois, vieram do meio rural, e hoje, ao preparar à terra para o plantio e para cada árvore dar o nome deles, desperta em cada um, o sentimento de pertencimento à natureza”, pontua Cledma.
Muito mais do que plantar uma árvore, é plantar esperança. A atividade de educação ambiental faz parte dos valores do HDS, que zela pelo princípio da responsabilidade social e respeito com o meio ambiente incentivando a preservação da natureza.








