Hecad ganha moção de aplauso na Câmara dos Deputados
O Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (Hecad) recebeu na última semana moção de aplauso da Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados pela cirurgia de separação das gêmeas siamesas Valentina e Heloá. No texto, a Câmara parabeniza toda a equipe que atuou no procedimento cirúrgico sob a coordenação do cirurgião pediátrico Zacharias Calil.
A moção de aplauso é um instrumento utilizado pelo Poder Legislativo para trazer reconhecimento e visibilidade à pessoas e/ou instituições que promovem o desenvolvimento em suas múltiplas faces e prestam relevantes serviços à sociedade brasileira. O requerimento de moção foi apresentado pelo deputado federal Eduardo Velloso, do Acre, e assinado também por parlamentares do Rio de Janeiro, Bahia, Ceará e Mato Grosso, o que demonstra que o procedimento cirúrgico ganhou repercussão por todo o país.
O documento ressalta que todo o tratamento das siamesas foi realizado em unidade pública de saúde e com recursos do SUS. A cirurgia de alta complexidade foi realizada em 11 de janeiro de 2023, no Hecad, e demandou mais de 50 profissionais de diferentes áreas.
Primeiro Pregão Eletrônico da Agir 13/07/2022