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Qualidade na Prática: Crer capacita profissionais com foco na melhoria contínua dos processos institucionais


5 de abril de 2023



Com o objetivo de desenvolver o profissional para o uso das ferramentas institucionais em prol da cultura da Qualidade, o Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo – Crer, uma unidade da Secretaria de Estado de Goiás (SES-GO), realizou mais um módulo do Programa Qualidade na Prática, com o tema Modelo de Melhoria - Ciclo de PDSA, os encontros aconteceram nos dias 27, 29 e 31 de março e capacitou 138 profissionais da instituição. 

A gerente de Qualidade do Crer, Josenei Skorek, explica que o Programa Qualidade na Prática é uma as metodologias implementadas pela instituição em 2022 para instrumentalizar os profissionais da instituição quanto a utilização prática das ferramentas de qualidade almejando a realização de mudanças nos processos com o foco na melhoria contínua, e melhor performance da instituição.

A capacitação foi conduzida pela analista da Qualidade, Juliana Carvalho, e foram realizadas abordagens teóricas e práticas sobre ciclos de melhoria, utilizando o REG 752 como instrumento para o registro.

O treinamento foi estruturado em dois níveis:

Nível 1: para os profissionais que não realizaram o treinamento no ano de 2022. Composto de momento teórico e momento prático, em que os profissionais escreveram um PDSA da sua área de atuação e tiraram dúvidas.

Nível 2: para os profissionais que já participaram do treinamento no ano de 2022. Focado para aperfeiçoar a prática de rodar ciclos de melhoria e sanar as principais dúvidas e dificuldades.

Para o encarregado de manutenção - Equipamentos Médicos e Não Médico do Crer, Vagner Aurélio Diniz Novaes, o programa qualidade na prática agrega muito na rotina dos colaboradores.

“O treinamento em específico sobre Ciclo PDSA, vem nos mostrar a importância, de ter mapeado nossos processos, somente assim podemos enxergar todas as melhorias que podemos e devemos alcançar. Com certeza nossos pacientes irão agradecer, mesmo não sabendo desse programa, ele irá refletir neles, que terão um melhor serviço a disposição, uma vez que iremos ter melhores oportunidades de melhoria nos nossos processos. Os setores envolvidos estão de parabéns e já estou no aguardo os próximos treinamentos”, ressalta Vagner.

A aplicação dos ciclos de melhoria garante o aperfeiçoamento do serviço. A busca pela melhoria contínua é um dos pilares para uma gestão ágil, clara e eficiente. Tornar os processos internos cada vez melhores é a garantia da qualidade do serviço e da satisfação do usuário.

Os ciclos de melhoria são grandes aliados nesta busca incessante pelo aperfeiçoamento dos processos em uma instituição. No Crer, uma das ferramentas de gerenciamento aplicadas é o PDSA.

A supervisora do Núcleo Interno de Regulação Ambulatorial do Crer, Rafaela Torres Braga, explica que o Programa Qualidade na Prática é fundamental dentro da unidade, é um conhecimento sobre as ferramentas de simples entendimento para todos os colaboradores.

“O treinamento traz essa conscientização sobre a importância de escrever e detalhar nossos fluxos e planos de melhorias setoriais. Isso é deixar um legado na instituição. E o que me deixa ainda mais empolgada é saber que podemos deixar grandes melhorias na unidade e sermos reconhecidos, como aconteceu no 1ª Edição do Prêmio Crer de Qualidade, onde a central de agendamentos foi premiada em 1° lugar com o ciclo: Automatização do serviço das ligações de consultas e exames.

Cumprindo o cronograma da matriz de treinamentos da instituição, o Programa Qualidade na Prática é conduzido pelo serviço da Qualidade do Crer. O próximo módulo será realizado em abril com o tema: Gestão documental.